A primeira edição do BH Stock Festival foi considerada um sucesso pelos organizadores e pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ao longo de quatro dias, a etapa da Stock Car levou ao entorno da Esplanada do Mineirão cerca de 70 mil pessoas. A realização da corrida trouxe um impacto de R$ 250 milhões na economia do município, além da geração de 4 mil empregos diretos e indiretos. O evento atraiu turistas de 25 estados brasileiros, proporcionando uma ocupação hoteleira de 75% na capital mineira.
Em coletiva de imprensa, o prefeito Fuad Noman (PSD) disse que Belo Horizonte conseguiu se inserir no contexto mundial das corridas de automóveis. “Há anos não havia um evento dessa magnitude na cidade. Precisamos receber mais eventos e atividades novas para os setores de comércio e serviços possam avançar e gerar ainda mais emprego e renda. Em uma semana, conseguimos arrecadar adicionalmente R$ 250 milhões. Mostramos a cara de BH para o Brasil e para o mundo”.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, lembrou que a cidade acolheu bem a Stock Car. “Nós temos a vantagem de sermos um povo acolhedor. Esse impacto econômico deve se prolongar nas próximas semanas com a renda gerada durante o evento, para atender as demandas que estavam reprimidas antes”.
Ao ser questionado sobre melhorias na estrutura do evento, o organizador do BH Stock Festival, Sérgio Sette Câmara, reforçou que ajustes na pista e na estrutura do evento devem ser realizados para o próximo ano, além de novos parceiros. Ele afirmou que o evento auxiliou empresários que estiveram presentes em fechar novos negócios e que o retorno dos pilotos e da Vicar, promotora da Stock Car, foram positivos. “Eles adoraram tudo que viram. Esse sistema de fazer um festival é uma novidade, mas que agrega muito valor ao evento”.
Sette Câmara destacou que as próximas corridas devem acontecer sempre no mês de agosto e enfatizou que a escolha da montagem do circuito na região da Pampulha ajuda na divulgação da cidade. “O espaço no Mineirão tornou mais fácil a montagem do BH Stock Festival. O estádio possui uma estrutura de qualidade que nem o Autódromo de Interlagos tem algo parecido”, concluiu.