Home > Vigílias > Vigílias – 6 a 13 de julho de 2024

Vigílias – 6 a 13 de julho de 2024

Política municipal
Em Brasília, já se propala pelos corredores do Congresso que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), em consonância com a cúpula de seu partido, estaria analisando a sugestão de se licenciar do cargo, durante 30 dias, para ajudar a turbinar campanhas às prefeituras municipais em Minas, especialmente em Belo Horizonte e no Vale do Aço. A conferir.

Política estadual
Nos bastidores da Assembleia Legislativa, comenta-se que o governador Romeu Zema (Novo), apesar de denúncias contra o deputado João Magalhães (MDB), não pretende afastá-lo da liderança do governo na Casa.

Sucessão em BH
Na porta do Café Boca de Pito, na Savassi, frequentadores ironizam. “O presidente do MDB mineiro, deputado Newton Cardoso Júnior, não tem votos suficientes em Belo Horizonte para ajudar a eleger seu candidato à PBH, Gabriel Azevedo. Mas, como presidente do partido, irá prover a campanha dos recursos financeiros necessários para tentar incrementar o pleito.

Comentário Único. Outra frase foi dita em 1982, quando do duelo entre o vitorioso candidato ao governo de Minas, Tancredo Neves, e seu poderoso adversário, à época, Eliseu Resende. “Se apenas dinheiro resolve a eleição, Eliseu teria vencido o Dr. Tancredo”.

Saga do milionário
Nos anos 1960, o então banqueiro, empresário e produtor rural, Antônio Luciano Filho, por conta de seu modo nada republicano de agir, tornou-se um dos grandes latifundiários do Estado, além de adquirir algumas centenas de imóveis em BH e região. Agora, o seu passado é tão nebuloso que jornalistas sondados se negam a escrever a biografia do cidadão. Ufa.

Candidatura de Tramonte
A cúpula da TV Record, emissora na qual o deputado Mauro Tramonte (Novo) tem um programa, está empenhada em fazer de tudo para que o seu nobre apresentador seja vitorioso no pleito à Prefeitura de Belo Horizonte.

Sucessão em Ipatinga
A deputada federal Rosângela Reis (PL), que chegou a anunciar sua candidatura à Prefeitura de Ipatinga, agora é cabo eleitoral do atual prefeito Gustavo Nunes (PL).

Cena única. Se isso efetivamente está ocorrendo foi graças à atuação do presidente da sigla, deputado federal Domingos Sávio, que tem apaziguado os ânimos na disputa daquele município.

Eleição em Montes Claros
Na porta do Café Galo, se propala que o atual chefe do Executivo de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), por problemas de comorbidade e do alto dos seus mais de 80 anos, foi reeleito no último pleito sem atuar diretamente na prefeitura no período de pandemia. Agora, para ajudar o seu pré-candidato, o atual vice-prefeito Guilherme Guimarães, não comparece muito a atos políticos.

Sucessão em Juiz de Fora
Relativamente à atuação da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), dizem que a petista faz uma administração sem escândalos, mas, por outro lado, tem uma comunicação sofrível. “Precisa deixar de lado o seu estilo de professora. Ela é prefeita de um município importante”, ironizam os seus adversários.

Sucessão em Uberlândia
Deputado de várias legislaturas e atuando no segmento empresarial da educação, o tucano Leonídio Bouças, agora pré-candidato a prefeito de Uberlândia, confessa frustração ao saber que grande parte de ex-alunos de suas faculdades não são eleitores do município. Portanto, não teriam como ajudá-lo no pleito.

Política em Contagem
Tida como uma prefeita de enorme popularidade em Contagem, Marília Campos (PT), já considerada por antecipação como reeleita, estaria pensando em como viabilizar sua provável candidatura a vice, na chapa a ser encabeçada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), ao governo de Minas em 2026.

Oeste de Minas
O ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (PL), é candidato a prefeito de Moema pela terceira vez.

Zona da Mata
Mais uma vez, o ex-prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (Avante), manda avisar aos seus eleitores que não será candidato à sucessão daquele município neste ano.

Conta de luz cara
Segundo informações das autoridades econômicas de Brasília, a conta de luz estará mais cara em todo o Brasil a partir desta semana. Complementando o assunto, uma média de 44% do valor pago pelos consumidores se refere a impostos.

Conflito no Sul
Tem sido cada vez mais atritante a convivência entre o ministro Extraordinário, Paulo Pimenta (PT), com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Eles brigam para aparecer mais em cima de uma verdadeira tragédia nacional. Onde está o bom senso desta gente?