No dia 17 de maio, a Orquestra Mineira de Rock (OMR) apresentará um show inédito no Palácio das Artes. Chamado “Onírico”, o espetáculo vai contar com a participação especial do músico Marcus Viana, além celebrar os 25 anos do grupo com músicas autorais já conhecidas pelos fãs e também canções inéditas, que farão parte do primeiro álbum deles, que será lançado ainda esse ano.
O repertório especial e único passará por toda trajetória dos músicos Renato Savassi, Sânzio Brandão, Marcelo Cioglia, Rufino Silvério, André Godoy, Khadhu Capanema, Rodrigo Garcia, Raphael Rocha, Bhydhu Capanema, Guilherme Castro, André Mola, Avelar Jr e Léo Dirias – que compõem a Orquestra. Eles prometem surpreender o público com arranjos inusitados para canções consagradas da música brasileira, erudita e do rock. Com uma formação única de 13 músicos, que se dividem em 10 vozes, quatro guitarras, dois baixos, dois tecladistas, duas baterias, percussão, flauta, saxofone, bandolim, cello, marimba de vidro, esraj, tabla, sitar, entre outros, a apresentação promete uma fusão sonora memorável.
Guilherme Castro, um dos participantes da OMR, conta que a orquestra foi criada em 1999, como um evento das três bandas, Cartoon, Calyx e Somba. “A gente percebeu que tinham vários elementos em comum do jeito de fazer música, apesar de cada uma ter sua identidade, os públicos compartilhavam de uma certa simpatia de umas bandas pelas outras. Então, decidimos fazer um evento com o nome de Orquestra Mineira de Rock, e logo depois tivemos a oportunidade de fazê-lo aberto ao público no Parque das Mangabeiras. E ali foi onde juntamos 4 mil pessoas e resolvemos abraçá-lo como um projeto”.
A Orquestra convidou o músico Marcus Viana, violonista, cantor, tecladista e compositor, que desde o final da década de 1970, vem desenvolvendo uma significativa produção musical, tanto no Brasil quanto no exterior. Fundou o Sagrado Coração da Terra, ícone do rock progressivo nacional e latino americano. Marcus é considerado um dos grandes compositores de música instrumental brasileira, principalmente no segmento de trilhas sonoras para cinema e TV, com as quais alcançou projeção internacional.
“Ele é um compositor, um músico que a gente admira muito, principalmente pelo Sagrado Coração da Terra, que é uma banda que está na influência de todos nós. A tradição de música de rock progressivo que a gente tem no Brasil passa muito por essa vertente mineira, com o Marco Antônio Araújo, Terço, Flávio Venturini e o próprio Clube da Esquina. Marcos Viana continua isso muito bem e projeta para todo o Brasil”, explica Castro.
Sobre o primeiro álbum, o músico Léo Dirias, que também faz parte do grupo, ressalta que o espetáculo é uma preparação para o lançamento. “Esse show é um importante passo para a configuração deste tão esperado produto. Juntando os trabalhos das três bandas temos quase 15 discos, fora os trabalhos solos. Isso aponta para uma fonte saudável e produtiva, bem no momento de ser explorada. Ao fim desta etapa, daremos início à produção do disco e a previsão de lançamento é para dezembro”.
Serviço
Orquestra Mineira de Rock – Onírico
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 21h
Local: Palácio das Artes
Ingressos: Preços variam de R$ 60 a R$ 180