O Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB BH) tem se firmado como um espaço indutor da cultura e atraído pessoas de todas as idades, ávidas por conhecerem os seus diversos projetos, mostras e exposições. Para deleite dos mineiros, um ranking da revista britânica “The Art Newspaper” aponta o Centro como o mais popular em toda a América Latina em 2023, se destacando como o 41º mais visitado do mundo.
Segundo a publicação internacional, o CCBB BH recebeu 1,4 milhão de pessoas no ano passado. A lista é liderada pelo Museu do Louvre, em Paris, com seus 8,8 milhões de comparecimentos anuais. A contribuição do CCBB BH para a solidificação da tradição mineira tem sido preponderante, especialmente pelo fato de ser um espaço de acesso gratuito, o que termina por assegurar mais visibilidade ao propalado “Circuito Cultural da Praça da Liberdade”.
O Centro também contribui para democratizar a diversão, a cultura, o turismo e a educação. Quem comparece ao recinto tem a possibilidade de contemplar um prédio exuberante, símbolo da preservação da própria história de Minas. Existem cidades no Estado com o mesmo estilo de construção, concebidas ainda na época do Brasil Colônia.
A publicação da revista britânica pode levar muitos mineiros a refletirem bastante na hora de embarcar para a Europa para conhecer ativos culturais, cujos similares também podem ser vistos aqui na capital mineira. A construção do CCBB BH, devido à sua localização e tamanho do espaço físico, pode ser traduzida como uma estrutura a ser respeitada pelos mais exigentes turistas. O fato de o local ter sido o mais visitado em toda América Latina no passado merece muitas comemorações.