O Carro-Biblioteca, projeto que leva livros a comunidades socialmente vulneráveis, volta a circular em 2024 repaginado. Em fevereiro, o automóvel atenderá cinco comunidades: Nova Pampulha e Jardim Vitória, em Belo Horizonte; Morro Alto, em Vespasiano; General Carneiro, em Sabará; e Nova Lima, no período de 9h30 às 12h30.
A ida a cada uma das localidades continuará sendo quinzenal. O Carro-Biblioteca ficará estacionado por três horas em um ponto de parada predeterminado, onde o público poderá pegar os livros emprestados, bem como devolver. No veículo também são oferecidos serviços de promoção de atividades de incentivo e de mediação de leitura, pesquisa escolar e estudo autônomo. São, aproximadamente, 4 mil títulos disponíveis para a população.
O presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Pública de Minas Gerais (Sabe), Josenberg Mendes, diz que o carro é uma ideia que foi semeada nos anos 1960, com o propósito de proporcionar o acesso democrático à leitura e o conhecimento de maneira eficiente e irretocável. “Uso estes dois termos para definir este trabalho, porque realmente acredito que bibliotecas móveis cumprem todos os requisitos dos processos de mediação de leitura, levando os livros até as pessoas, abrindo caminhos e criando possibilidades”.
“Além disso, ainda promove atividades artísticas e culturais. É importante entender todos os benefícios que as bibliotecas itinerantes trazem para a população, desde a geração de conhecimento até os aspectos positivos para o lúdico, a fruição das ideias e a criatividade”.
Ele explica que os locais de atendimento do projeto são definidos por meio da análise das solicitações preenchidas no site da biblioteca. “Onde são avaliados, por exemplo, os índices de vulnerabilidade social da comunidade solicitante; a não existência de outros equipamentos culturais na região selecionada; entre outros pontos”.
Mendes pontua também que o projeto oferece acesso ao universo cultural e informacional. “Em 2024, o programa completa 64 anos de atividade e já atendeu às necessidades de leitura e informação das comunidades, bem como promoveu diversas modalidades de ações culturais. Tornou-se uma referência cultural para os locais atendidos pelo seu serviço, além de prestar assessoria na organização e formação de bibliotecas e espaços de leitura comunitários”.
Novo carro
As adaptações do novo Carro-Biblioteca, inaugurado no dia 28 de novembro, têm como objetivo aperfeiçoar e ampliar o serviço de extensão bibliotecária no Estado por meio da melhoria da infraestrutura física e tecnológica do veículo. Agora, também conta com rampa para deficientes físicos, democratizando ainda mais o acesso da população.
A iniciativa integra o programa Minas Literária, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SES) e a Sabe, com patrocínio da Cemig e da Gerdau.
Como usar
Para solicitar empréstimo de livros, basta fazer o cadastro gratuito com a carteira de identidade ou certidão de nascimento, além do comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos só poderão se cadastrar acompanhados do responsável ou com a autorização por escrito, feita em formulário específico.
Os leitores poderão retirar até quatro livros de uma vez, permanecendo com eles por 14 dias, até a próxima visita do automóvel literário. O empréstimo poderá ser renovado uma única vez, por igual período, através do sistema Pergamum, disponível no site da Biblioteca Pública Estadual.