A Federação Mineira de Basketball (FMB) vai participar, com a seleção Sub-16 masculina, do Campeonato Brasileiro de Seleções de base de 2023. Os duelos vão acontecer entre os dias 17 e 21 de maio, na Arena Jacaraípe, em Serra, no Espírito Santo. Os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube do anfitrião, Cetaf/IVV. (Confira partidas e horários no final da reportagem)
O Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais será realizado com a categoria sub-16, com times masculinos e femininos. As federações classificadas serão atribuídas os seguintes prêmios: troféus e medalhas para as equipes campeã, vice-campeã e 3ª colocada.
Nesta primeira fase, as federações foram divididas em cinco regionais: Norte-Oeste, Norte-Leste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul-Sudeste. A etapa final terá 10 equipes, as vagas serão distribuídas da seguinte forma: um representante do Norte-Oeste e Norte-Leste; dois do Nordeste e Centro-Oeste, e quatro da regional Sul-Sudeste.
Estarão na competição as federações de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Acre, Roraima, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. A organização ainda não divulgou os participantes da regional Nordeste e também não decidiu a data e o local para a grande final.
Classificados
O Amazonas foi o grande campeão da regional Norte-Oeste do Brasileiro de Seleções Estaduais. Os amazonenses levaram a melhor no masculino, fechou em 2 a 0, e no feminino, diante de Roraima, a decisão foi para a série melhor de três. A etapa aconteceu em Manaus.
Já na regional Norte-Leste, o Maranhão e o Pará ficaram com a taça, garantindo um lugar na etapa final da competição nacional. Em ambos os naipes, o Amapá ficou em terceiro lugar. No feminino, o segundo lugar foi do Pará e no masculino, o segundo colocado foi o Maranhão. A etapa aconteceu em Macapá. Agora todos os campeões ficam no aguardo das definições do Sul-Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
A competição
Segundo a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a competição tem como objetivos propiciar o intercâmbio entre as federações, de modo a difundir e incentivar a prática do basquete, desenvolvendo e aprimorando seu nível técnico; observar o nível das equipes participantes e selecionar valores para constituição das representações da CBB em competições internacionais; e congregar os desportistas das várias regiões do território nacional para estímulo recíproco e intercâmbio.
O Brasileiro de Seleções Estaduais retornou em 2022, com a disputa da categoria sub-18, tendo como campeão o estado de São Paulo, em ambos os naipes. O evento ajudou também a revelar grandes nomes do basquete nacional, como os atletas Tainá Paixão e Yago Matheus.