A Cooperativa Veiling Holambra, maior centro de comercialização de flores e de plantas ornamentais do Brasil, está otimista com as vendas do setor para o dia 2 de novembro, feriado de Finados. Para este ano, a expectativa é de crescimento de cerca de 10% nos volumes ofertados e comercializados dos principais produtos para o período.
Data importante no calendário do mercado, o Dia de Finados foi uma celebração que, com a pandemia, sofreu queda nas vendas. Em 2020, houve uma regressão de 15% e a comercialização registrada foi de cerca de 13 milhões de unidades. Em 2021, o segmento conseguiu voltar ao patamar de 2019 e, agora, a perspectiva é de evolução dos indicadores de venda e preço médio.
Thamara Helena D’Angieri, gerente de marketing e produto da Cooperativa Veiling, diz que o comércio de flores já chegou ao mesmo nível de antes da crise sanitária em faturamento e este ano registra projeção de crescimento. “Além disso, durante a quarentena, nos reinventamos para impulsionar ferramentas comerciais e fortalecer nossa relação com os varejistas para que flores e plantas pudessem ser compradas nos supermercados”.
Márcio Cardoso, proprietário de uma floricultura, conta que a expectativa de venda está alta, pois o principal produto é a coroa de flores, comum em velórios. “Para o feriado deste ano, esperamos um pequeno salto comparado ao faturamento do ano passado. Em 2021, havia uma determinação da Prefeitura de Belo Horizonte de não permitir a venda de flores na porta e dentro dos cemitérios. Além disso, muitos indivíduos, principalmente os idosos, ainda estavam receosos de ir a esses locais presencialmente e seguir com a tradição do feriado”.
Oferta x Demanda
Thamara ressalta que houve reajustes em insumos para a produção e o imposto aplicado em mudas importadas oscila de acordo com câmbio do dia. “Essas são variações que impactam indiretamente no custo. O que acontece é um aumento em virtude da sazonalidade. Como a formação de valores se dá pela lei de oferta e demanda, em determinada data, é natural que o preço médio suba. Após esse pico, as coisas se normalizam e, por consequência, o preço também”.
Segundo ela, de maneira geral, tudo que envolve produção, logística, insumos e comercialização de plantas afetam o preço. “Porém, o leilão de flores, que é uma das principais formas de comercialização, é transparente porque os clientes (floriculturas, gardens, varejistas, etc) escolhem o valor que vão pagar de acordo com a oferta e demanda de cada produto”.
Os produtos clássicos associados à data de Finados são, principalmente, os crisântemos em diferentes tamanhos de pote e em vasos de barro e os kalanchoes. Além desses itens, antúrios e lírios da paz estão na lista de flores que vem ganhando espaço na hora de homenagear algum ente querido. Alstroemérias e rosas também se destacam na preferência do consumidor para compor uma homenagem em casa em vasos próximos ao porta-retratos.