O Dia dos Pais está próximo e é mais uma data comemorativa que deve aquecer as vendas no comércio varejista. De acordo com levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o mês de agosto deve injetar cerca de R$ 1,71 bilhão na economia da capital mineira. O montante representa um crescimento de 1,76% em comparação ao mesmo período de 2020. A expectativa dos lojistas é de que os consumidores tenham um gasto médio de R$ 123,31 com cada presente.
Neste ano, mais de 50% dos empresários do setor estão otimistas com o período e acreditam que terão um crescimento nas vendas. Para atender a essa demanda, 28,9% dizem que vão aumentar o estoque e 39,5% afirmam que vão manter o mesmo volume do ano passado.
Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, os dados sinalizam que os empresários vivem um misto entre o otimismo e a cautela. “Isso porque 50,1% dos lojistas esperam melhoras nas vendas e 28,9% aumentarão o estoque para a data. Acreditamos que a ampliação da vacinação possa ter contribuído na elevação da confiança deles em relação às vendas. Contudo, ainda estão cautelosos, pois, somente quando 60% da população estiver imunizada as restrições de circulação podem diminuir”, analisa.
Corroborando com os dados, uma pesquisa da Fecomércio MG mostra que 86,4% dos empresários do estado esperam resultados iguais ou superiores ao ano passado. Na avaliação do economista-chefe da entidade Guilherme Almeida, “o índice mostra, por um lado, a recuperação da confiança do setor, que aposta em vendas mais satisfatórias em relação a 2020. Por outro, retrata um otimismo construído na comparação com um ano de restrições mais severas causadas pela pandemia”, explica.
Ainda segundo Almeida, o Dia dos Pais abre o calendário de datas comemorativas do segundo semestre. “Historicamente é um período mais rentável para o comércio. Se o número de infectados e mortes continuarem a cair e tivermos uma melhora macroeconômica, podemos ver a confiança depositada em relação ao Dia dos Pais se repetir nas próximas datas comemorativas desse semestre”.
De acordo com o levantamento CDL/BH, a maioria dos consumidores deve optar pelo pagamento à vista 66,8%, sendo as principais formas débito, dinheiro, parcela única no crédito ou Pix. Para alavancar as vendas, os comerciantes vão investir no alcance das redes sociais, especialmente o Instagram (69,8%). Porém, a tradicional comunicação off-line, como cartazes e vitrines, ainda segue como opção de divulgação para 31,9% dos entrevistados. Além disso, 94,4% dos lojistas ouvidos acreditam que os consumidores preferem frequentar e comprar em estabelecimentos físicos.
A auxiliar de administração Paloma Menezes pretende gastar entre R$ 30 e R$ 50 com cada lembrança. “Vou comprar para o meu pai e meu sogro. Quase todos os anos prefiro dar perfume, desodorante, sabonete ou loção para barba. Eles sempre estão precisando e é o tipo de produto que não tem como não gostar. Infelizmente, o ano passado e esse também não vamos poder estar juntos em uma comemoração, mas faço questão de encontrá-los, mesmo que com distanciamento, apenas para entregar o presente. Essa é uma data importante e eu sempre fico emotiva”, diz.
Melhores expectativas
Para o empresário Ricardo Oliveira, proprietário de uma loja de vestuário masculino, a perspectiva é que esse ano seja melhor em comparação ao anterior. “Por conta da vacinação e grande parte do comércio já estar podendo funcionar, muitos virão até a loja para comprar os presentes. É uma data com forte apelo emocional e que as pessoas não deixam passar em branco”.
Ele conta que, em 2020, o faturamento foi um dos piores e teve prejuízos. “Mesmo nos reinventando e também vendendo on-line. Esse ano, repomos o estoque com antecedência e estamos abastecidos para atender a demanda do Dia dos Pais. Desde o início de julho temos nos preparado, com divulgação pelas redes sociais e promoções em toda a loja”, conclui.