Home > Artigo > A capital mineira está pronta para a folia

A capital mineira está pronta para a folia

O Carnaval de Belo Horizonte cresceu de forma expressiva nos últimos anos e a cada nova edição conquista mais foliões. Com a realização da festa, o comércio da capital mineira se projetou para o Brasil e para o mundo, escrevendo um novo capítulo na história da cidade. Mas, atrair consumidores e turistas não é uma tarefa fácil, por esse motivo os lojistas se preparam cada vez mais para a folia, diversificando e aumentando seus estoques com produtos de maior saída neste período.

Com a expectativa de receber 3,6 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o comércio varejista espera aumentar as vendas durante o Carnaval. Um fator responsável pelo otimismo é que os belo-horizontinos que, normalmente deixariam a capital, há alguns anos começaram a permanecer na cidade. Com isso, os recursos que seriam utilizados em outros locais continuam em BH. Isso além do volume de turistas foliões que a cidade receberá.

De acordo com o Ministério do Turismo, Belo Horizonte está entre as cidades mais procuradas do país como destino durante o período de Carnaval. O ranking de cidades é formado por Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Olinda. Neste ano, a estimativa da PBH é de um crescimento de 20% no público, comparando-se com 2017 que foi de 3 milhões de pessoas. Com esse aumento, espera-se que R$ 637 milhões sejam injetados na economia.

Outro segmento que também vai se beneficiar com o Carnaval é o de serviços. Com a folia surge uma oportunidade para os bares, restaurantes e lojas de adereços e fantasias aumentarem suas receitas. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes espera-se uma movimentação 35% maior que em 2017 e um aumento de receita em 30%.

Já o setor hoteleiro prevê uma ocupação média de 60%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas. Nos empreendimentos da região Centro-Sul, que concentra a maior parcela de foliões, o número sobe para 90%. Essa expectativa de ocupação da rede hoteleira reflete como o turismo é importante para a arrecadação de Belo Horizonte no período.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) se orgulha de, há 57 anos, fazer parte da história do movimento lojista da capital mineira e de ser parceira da cidade, apoia a realização do Carnaval de rua, pois a folia tem gerado impactos positivos para os setores de comércio e serviços. E, com isso, toda a cadeia produtiva sente os reflexos da consolidação e visibilidade da folia.

A CDL/BH divulgará em seus canais de comunicação diversas orientações educativas, entre os dias 1º e 13 de fevereiro, abordando temas como a utilização do espaço urbano, sustentabilidade e hábitos saudáveis. As dicas da campanha “Carnaval legal é cuidar bem de você e da cidade!” podem ser usadas na hora da folia para que a festa seja divertida e consciente.

*Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)