Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

ELEIÇÃO NO CRUZEIRO

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana, empresário, jornalista e advogado, Paulo Pedrosa, está em plena campanha para ser eleito presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro. A propósito, a sucessão para eleição no clube Celeste é o assunto do momento nos bastidores do segmento esportivo mineiro.

MONARQUIA COM PARLAMENTARISMO – Já está tramitando no Congresso Nacional, uma Proposta de Emenda Constitucional para mudar o sistema de Governo do Brasil, voltando com a monarquia. A matéria já está na comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e o relator é o senador Sérgio Petecão (PSD) do Acre. A proposta é uma sugestão de iniciativa popular para a volta do sistema político no modelo parlamentarista, forma adotado em vários países como a Inglaterra. O projeto, que tem a adesão de mais de 20 mil pessoas, chegou ao Senado no dia 22 de maio. Segundo o autor da proposta, Rodrigo Brasileiro, o presidencialismo brasileiro é corrupto e corruptor e uma monarquia real, além de ser honesta, seria mais barata para o povo. Segundo dados daqueles que defendem a proposta, dos 10 países menos corruptos no mundo, sete são monarquia: Dinamarca, Nova Zelândia, Suécia, Noruega, Holanda, Luxemburgo e Canadá.

ELES NÃO PARAM – Aqui, em Minas, vai acontecer entre os dias 03 e 06 de agosto o Encontro Monárquico. O príncipe Bertrand de Orleans e Bragança, segundo herdeiro na linha de sucessão da coroa brasileira, vai participar do evento. Ele é bisneto da princesa Izabel e vem representar a família Imperial, na homenagem que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais fará à Dom Pedro II. O TJMG foi criado pelo imperador.

CODEMIG – O Governo de Minas está passando por dificuldades e uma prova é a divisão do pagamento em parcelas sem, no entanto, promover um atraso como em governos passados. O governador Fernando Pimentel (PT), vem honrando os compromissos e um deles é melhorar as condições do turismo e da gastronomia mineira, a cargo da Codemig, que incentiva a ligação aérea no nosso Estado e dá ênfase a gastronomia, patrocinando eventos por Minas Gerais. Depois da Junina Gourmet, na Praça da Liberdade, outros encontros vão acontecer.

POSSE – Em um encontro festivo no gabinete do prefeito Alexandre Kalil (PHS), o novo presidente da Fundação Municipal de Cultura e secretário de Cultura da Cidade, Juca Ferreira, foi empossado no último dia 21. Ex-ministro da Cultura do Brasil e ex-secretário da Cultura de São Paulo, ele teve uma posse concorrida com as presenças do secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, do secretário Helvécio Magalhães e do governador Fernando Pimentel (PT).

DA COCHEIRA

A cada dia, o cerco ao presidente Temer (PMDB) fica mais arrochado. Mesmo com toda essa crise, na semana passada, dados dão conta de que as empresas voltaram a contratar empregados.

Mesmo com a derrota apertada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o governo sabe que o senador Renan Calheiros (PMDB) trabalhou contra. No entanto, no Plenário, o governo sabe que ganha.

O programa “A Praça é Nossa” está completando 30 anos de existência no SBT. Liderando a audiência no seu horário, Carlos Alberto Nóbrega, filho do criador da “Praça da Alegria”, diz que a simplicidade é o sucesso do programa.

Kalil (PHS) está estudando uma fórmula de acabar com ciclovias que vem atravancando o trânsito da cidade. Ele acha horrível as das avenidas João Pinheiro, Olegário Maciel e de algumas ruas como São Paulo e Antônio de Albuquerque. Kalil mandou fazer um estudo e quer acabar com as ruas que têm suas larguras diminuídas.

A biblioteca Deputado Camilo Prates, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, completa 125 anos. O setor foi criado em 1892, 3 anos após a Proclamação da República, época em que o Legislativo mineiro estava instalado em Ouro Preto, então capital do Estado.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, 25 de junho

Denise Pinheiro Franco

Camila Vaz de Melo Franco

João Batista dos Mares Guia

Segunda-feira, 26

Sra. Cláudia Cardoso Martins, mulher de Amílcar Martins

Prefeito de Nova Lima – Vitor Penido

Sra. Heloisa Azeredo, mulher de Eduardo Azeredo

Terça-feira, 27

João Anacleto – Santa Luzia

Marcílio Assis

Marcos Borges

Quarta-feira, 28

João Luiz da Silva Dias

Desembargador Paulo Tinôco

José Maurício Vaz de Melo

Ex-deputado Pedro Narciso

Quinta-feira, 29

Sra. Miriam Julieta de Carvalho, mulher de Carlos Eloy

Petrina Mineli

Carlos Eduardo Vaz de Melo

Sexta-feira, 30

Maria Elvira Sales Ferreira

Ex-deputado Péricles Ferreira

Helena Maria do Prado

Sábado, 1º de julho

Eduardo de Magalhães Pinto

Drª Maria Izabel, mulher de Orlando Vaz Filho

Ex-deputada Maria Olívia

Deputado Dilzon Melo

A todos, os nossos parabéns!