Home > Opinião > Site caixa-preta reforça caos na saúde brasileira

Site caixa-preta reforça caos na saúde brasileira

A Associação Médica Brasileira (AMB) criou há menos de um mês o site Caixa-Preta da Saúde. O espaço que visa reunir as denúncias sobre o atendimento do SUS e instituições privadas, nesse curto período, já contabilizou mais de 1 mil reclamações. A principal queixa tem sido a demora no atendimento com 58%.

Em entrevista ao jornal Edição do Brasil, o diretor da AMB, José Bonamigo, diz que a plataforma pretende fazer uma análise desse mapeamento e sugerir propostas para melhorar a saúde em nosso país. “Há muito tempo, a AMB vem tentando mostrar o caos instalado na saúde brasileira, que é maquiado pelos governantes com propagandas enganosas”, dispara.

Qual é a finalidade do projeto Caixa-Preta da Saúde?
O projeto visa mapear os problemas da saúde pública e privada do Brasil, além de estimular a população a denunciar as condições encontradas nos hospitais, UPAs, postos de saúde e demais unidades de saúde.

Como tem sido a participação da sociedade brasileira?
Já recebemos mais de 1 mil denúncias em menos de três semanas. A participação tem sido grande desde o lançamento do projeto, em 12 de março. Agora, o objetivo é ampliar a participação em estados e municípios com menor número de denúncias, dando maior capilaridade ao caixa-preta.

Qual tem sido a reclamação mais frequente sobre a saúde no país?
Recebemos diferentes denúncias, principalmente relacionadas com a demora para marcar consultas, exames e cirurgias. A demora está presente em 58% das reclamações na plataforma do caixa-preta.

Não existe o perigo de o site virar apenas um espaço para desabafos sem fundamento?
Não, pois, ao receber a denúncia na plataforma online, a equipe do caixa-preta, responsável pela checagem da veracidade, entra em contato com médicos da região ou gestores de saúde para verificar a informação. É importante que o denunciante envie fotos ou pequenos vídeos, pois isto sustenta ainda mais o problema enfrentado.

O que pode ser feito a partir desse esse mapeamento dos principais problemas da saúde pública no Brasil?
Nossa expectativa é que o próprio gestor tome providências para resolver o problema de sua cidade, estabelecimento de saúde etc., uma vez que a informação está pública. Faremos um balanço mensal das denúncias e casos sem solução ou que se avolumam e enviaremos às promotorias de saúde e a outros membros do Ministério Público. A AMB também pretende fazer uma análise desse mapeamento do caixa-preta e sugerir propostas para melhorar a saúde em nosso país.

Por que o portal não está trabalhando em parceria com o Ministério ou secretarias de Saúde?
Porque há muito tempo, a AMB vem tentando mostrar o caos instalado na saúde brasileira, que é maquiado pelos governantes com propagandas enganosas. Então, decidimos criar esta ferramenta para que o próprio povo pudesse expor os problemas enfrentados diariamente, de forma transparente e verdadeira.

Qual é o maior desafio do projeto?
Mobilizar a população de todo o Brasil a mostrar a realidade da saúde pública e privada do país, com transparência e veracidade. Se possível, sustentando sua reclamação com fotos e vídeos. O principal desafio, neste momento, é tornar a ferramenta conhecida em todo o Brasil.