Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Doutora Elke Andrade Soares de Moura em encontro em Brasília com o Almirante Rocha. Na pauta, Inteligência de Controle | Foto: Arquivo pessoal

CANAL ABERTO

Fracasso nas prévias do PSDB. As prévias para definir o candidato a presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) estavam marcadas para o dia 21 de novembro, mas acabaram sendo suspensas. O motivo alegado foi uma falha no aplicativo de votação. Uma grande vergonha para uma das mais importantes legendas após a redemocratização do país. Estão na disputa os governadores João Dória (SP) e Eduardo Leite (RS), e o senador Arthur Virgílio (AM). Quem diria que um partido que já teve políticos influentes, com fortes bancadas federais, estaduais e municipais, e até um presidente do Brasil, agora esteja em frangalhos, sem comando e sem projeto político. O saldo de domingo para o PSDB foi de um vexame e mais tensão entre Doria e Leite, que trocaram acusações. Diante disso, uma união da sigla em torno do vencedor parece cada vez mais distante, podendo acontecer uma debandada de políticos e o fim melancólico de um partido que já foi referência no Brasil.

Pandemia não tem data para terminar. Estamos vivendo há um ano e meio com o distanciamento social, máscaras, álcool gel e home office. A pergunta que não quer calar é: quando a pandemia da Covid-19 vai finalmente acabar. Apesar de não ter como prever o futuro, estudos estão tentando construir expectativas realistas sobre a progressão da pandemia, bem como tentar compreender como e quando ela pode terminar. De acordo com estudos recentes, infelizmente a Covid veio para ficar e nenhuma medida irá impedir o vírus de se propagar e contagiar as pessoas. A forma ou data de quando a pandemia irá acabar também vai variar de país para país. Inclusive já estamos vendo alguns retornando à normalidade e outros, como na Europa, por exemplo, vivendo nova onda de casos devido a variantes. Diante disso, eventos de grandes aglomerações públicas, como o Réveillon e Carnaval, podem colocar em risco todo o trabalho realizado e fazer surgir uma nova onda de pandemia no Brasil.

Reforma Tributária é importante para o crescimento do país. O sistema tributário brasileiro é um dos principais obstáculos à competitividade da indústria. É um modelo complexo, composto por um número excessivo de tributos, com concentração sobre o consumo, e que exige um alto custo administrativo. Por isso, é necessária uma mudança na legislação e apenas uma reforma pode trazer isso para o país. Nesse cenário de dúvidas e incertezas econômicas, o avanço em direção a uma reforma tributária, assunto que vem sendo discutido há pelo menos três décadas, traz esperança e questionamentos em todos os setores econômicos. Enfim, é urgente uma reforma que garanta ao sistema tributário nacional a simplificação, justiça e transparência desejada por todos os contribuintes. Além disso, haverá uma redução do índice de desemprego e aumento da renda no Brasil, o que será muito importante para a população.

CRUZEIRO PODE SE TRANSFORMAR EM SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL

O Cruzeiro pretende se transformar em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) até o fim deste ano. A diretoria celeste está no mercado na busca por investidores interessados em aportar dinheiro para a compra de metade das ações do clube. Para isso, o time tem que apresentar o seu projeto para que os fundos apresentem suas propostas de investimentos. Provavelmente em dezembro, as ofertas chegarão ao clube celeste que irá definir a empresa que assumirá o controle da SAF. O objetivo é fechar o contrato com o fundo até março de 2022. O mais importante disso é que será necessário dispensar a maior parte do plantel atual de jogadores, que é muito limitado, e contratar atletas de alto nível profissional, caso contrário o Cruzeiro terá muitas dificuldades para disputar, mais uma vez, a série B e voltar à elite do Campeonato Brasileiro.

VAR ESTÁ PREJUDICANDO O FUTEBOL BRASILEIRO

Está insuportável assistir os inúmeros erros de arbitragem mesmo com o auxílio do árbitro assistente de vídeo, o VAR. Para comandar uma partida de futebol e ter em suas mãos uma responsabilidade tão grande quanto definir lances, os árbitros brasileiros precisam ser mais capacitados. O intercâmbio talvez seria um caminho para mostrar como mudar a atitude em vários pontos, especialmente na condução de lances que vão para o VAR. Colocar os nossos árbitros para ver os europeus trabalhando pode ser uma importante saída. No Brasil, em boa parte dos jogos, para que os gols sejam marcados é preciso esperar o árbitro de vídeo decidir. E quem assiste pela TV, convive com os comentaristas de arbitragem que têm opiniões diferentes e acham que são os donos da verdade. É uma vergonha o que está acontecendo. O VAR é uma boa ideia para solucionar os lances mais duvidosos, mas a sua má utilização está prejudicando o futebol no país.

REGINA DUARTE SUGERE O DIA DA CONSCIÊNCIA BRANCA

A atriz Regina Duarte, ex-secretária especial de Cultura de Bolsonaro, se envolveu numa polêmica, no último domingo, ao postar um vídeo com imagens do ator americano Morgan Freeman e o texto: “Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca?”. A atriz sugere que o racismo não seja mais abordado porque hoje se vive uma realidade em que todos ‘somos seres humanos e irmãos’. Regina Duarte teve o apoio de seguidores e também foi criticada, o que é natural. O Dia da Consciência Negra é feriado em alguns estados e já existe um projeto no Congresso para unificar o dia 20 de novembro em todo o país.