Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

O candidato da Chapa 33 ReNova OAB, o advogado Sergio Leonardo, lidera a disputa pela eleição à presidência da OAB Minas, com 26% dos votos. Pesquisa eleitoral foi realizada pela Quaest Consultoria e Pesquisas, com inscritos da OAB/MG. Tanto na intenção de votos espontânea quanto na estimulada, Sergio Leonardo aparece à frente dos outros concorrentes | Foto: Arquivo pessoal

CANAL ABERTO

PTU poderá ter aumento acima do normal. Todos os anos, boa parte dos donos de imóveis de todas as regiões do país necessitam encarar aquela que é uma das mais importantes taxas imobiliárias do Brasil, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Em Belo Horizonte, os proprietários de imóveis podem preparar o bolso porque o IPTU poderá ter aumentos exorbitantes. A previsão de reajuste está em torno de 10%, ou seja, o IPCA acumulado de janeiro a dezembro deste ano. Com essa elevação, terá que prevalecer o bom senso da prefeitura em conceder também um desconto maior para os contribuintes que desejarem pagar o imposto à vista. A população faz a sua parte, mas quer preço justo e ver o retorno desse dinheiro em serviços de qualidade.

Tragédia em Mariana completa 6 anos e ninguém é punido. Há seis anos ocorria o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana. No dia 5 de novembro de 2015, o povoado, com mais de 300 anos, 612 habitantes e apenas 251 casas simples, foi varrido do mapa em questão de minutos. Devastou outros vilarejos, histórias de vida, matas ciliares, a fauna e a flora do Rio Doce. Além disso, impactou diversas cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo até o seu encontro trágico com o mar, sendo uma das maiores tragédias socioambientais ocorridas no país. As comunidades destruídas não foram totalmente reconstruídas e ainda faltam respostas para a recuperação do meio ambiente. Até hoje ninguém foi punido. Que as tragédias de Mariana e Brumadinho possam ser um “divisor de águas” na história da mineração, do meio ambiente e do desenvolvimento verdadeiramente sustentável. E que os responsáveis não fiquem impunes. Temos que cobrar por justiça.

Orçamento secreto do governo Bolsonaro é derrubado pelo STF. O governo de Jair Bolsonaro criou um orçamento paralelo bilionário em emendas para conseguir apoio de aliados no Congresso Nacional. No entanto, para acabar com essa farra indecente do dinheiro público, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu essas emendas, chamada de Orçamento secreto, que atropela leis orçamentárias, já que são os ministros e não os congressistas que deveriam definir onde aplicar os recursos. Além disso, os acordos e o direcionamento do dinheiro não foram públicos, num claro interesse eleitoral do governo. É um artifício pelo qual os deputados ou senadores têm o poder de encaminhar aos ministérios sugestões de aplicação de recursos da União. Mas não é divulgado o nome do parlamentar que figura como autor da solicitação. Isso é uma atitude de políticos desonestos porque não há transparência no uso do dinheiro público como é feito nas emendas parlamentares.

GASOLINA CARA ELEVA PREÇO DOS APLICATIVOS DE TRANSPORTE

A população brasileira está muito revoltada com os constantes aumentos no preço da gasolina, do diesel, do etanol e do gás de cozinha. O litro da gasolina, por exemplo, já é vendido por até R$ 8 no país. Em 2021, já foram 11 reajustes nos valores, o que traz muitos problemas para a população. Motoristas de aplicativos estão deixando de trabalhar ou cobrando o preço das corridas praticamente iguais aos taxistas. Isso acaba prejudicando os usuários desses serviços que ficam sem opção de escolha para um transporte mais barato. Deixou de ser um bom negócio. A situação está muito complicada para quem usa carro para trabalhar ou depende dele para deslocamento. Os estados decidiram congelar o valor do ICMS cobrado sobre os combustíveis por 90 dias, mas isso não impedirá o aumento na bomba.

MINAS GERAIS PODERÁ TER CHUVAS INTENSAS EM NOVEMBRO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que os dias em Minas Gerais serão intercalados com melhorias no tempo e muitas chuvas durante todo o mês de novembro. A notícia é boa e temos que torcer para que essa previsão seja positiva. Por tradição, novembro é o terceiro mês mais chuvoso em Minas. Em outubro, já tivemos registros acima da média e em alguns lugares foi possível constatar até 200mm. Uma curiosidade a respeito das chuvas é que num estado considerado o mais mineral do país, elas são sempre necessárias para melhorar a qualidade do ar. Isso porque o pó de minério, além de incomodar os moradores nas cidades onde existem empresas mineradoras, pode ser muito prejudicial para a saúde.

TÉCNICO CUCA PODERÁ SER SUSPENSO POR AGRESSÃO

Após a derrota para o Flamengo, o técnico Cuca, do Atlético, perdeu a cabeça no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Com os ânimos aflorados, um segurança se colocou à frente para conter o treinador durante uma confusão. Neste momento, Cuca desferiu socos contra os braços do funcionário e, em seguida, o empurrou. O momento foi registrado pelas câmeras internas do corredor. Diante disso, poderá ser denunciado e suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Neste ano, já tinha tomado uma suspensão de 4 jogos por chamar um árbitro de “vagabundo”. O curioso é que ele sempre procura manter a calma nas partidas e no trato com as pessoas. O mínimo que ele tem a fazer é pedir desculpa ao funcionário porque este estava trabalhando. Cuca anda muito nervoso, talvez pela pressão e cobrança por um título que o time não conquista há 50 anos.