Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Salvando a PBH
Consta nos bastidores financeiros, que as vendas por aplicativos estão turbinando a arrecadação da Prefeitura de Belo Horizonte, uma espécie de tábua de salvação, devido ao fato de grande parte do comércio ter ficado fechado em praticamente todo o período do ano.

Pacheco, presidente?
A crônica política de Brasília garante que o presidente do Democratas, ACM Neto, estaria pensando seriamente em apostar no nome do seu filiado ilustre, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM) para disputar a Presidência da República. “Ele tem uma boa oratória, é um homem público equilibrado e tem o respeito de muitos concorrentes”, confessa ACM a amigos.

Sucessão mineira
Outra informação direta de Brasília trata-se da sucessão estadual de Minas. Segundo comentários de bastidores, se a eleição fosse hoje, o senador Rodrigo Pacheco (DEM) evitaria disputar o pleito para não ter de empanar o projeto político do prefeito Alexandre Kalil (PSD). A conferir…

Senador esperto
Agora é real. Tem um filho do senador Carlos Viana (PSD) que circula pelos quatro cantos de Minas pedindo votos para deputado federal. Enquanto isso, Viana já está de volta à TV Record, com objetivo de aumentar sua visibilidade para se cacifar na disputa ao governo de Minas. Ou seja, um combo político completo.

Deputados federais
A lista de nomes dispostos a participar do próximo pleito só aumenta. No que diz respeito ao Partido dos Trabalhadores de Minas, é tida como certa a candidatura do ex-governador Fernando Pimentel para deputado federal. Quem também está disposto a trocar o cargo de vereador para tentar se eleger para a Câmara Alta é o atual líder do prefeito de BH, Léo Burguês (PSL). No âmbito empresarial, são lembrados os nomes de Valseni Braga (Colégio Batista) e do ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Grais (Fiemg), Olavo Machado.

Projeto emperrado
Ao assumir o comando de Minas, o governador Romeu Zema (Novo) tinha toda uma promessa de privatizar tudo que fosse possível. Mas sequer a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), cujo projeto foi o primeiro a ser enviado à Assembleia Legislativa funcionou. Ou seja, seu viés liberal está perdendo espaço para a política tradicional. Vale dizer que os argumentos dele ainda não foram suficientes para convencer os parlamentares a aprovarem as matérias neste sentido. Coisas da política estadual.

Ex-presidente e o STF
Os comunicadores com experiência em cobertura jornalística junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) dizem que na recente votação dos ministros da Corte, no tangente ao processo envolvendo o ex-presidente Lula (PT), a confusão no plenário foi geral. Por pouco teria havido agressão entre alguns integrantes por conta da pressa dos magistrados, visando libertar o ex-presidente para poder disputar as eleições em 2022.

Debate na OAB Minas
O jornalista Walter Freitas será um dos debatedores do projeto “Múltiplas Vozes”, promovido pela Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB Minas. A transmissão vai ser realizada pelo YouTube no dia 7 de maio às 17h.

Novos rumos no Atlético
Na porta do Café Nice, no Centro de BH, fala-se de tudo e de todos, mas o assunto preferido é o futebol. Agora, os fofoqueiros de plantão apostam que daqui a 2 anos, quando a Arena MRV estiver pronta, o proprietário da empresa, Rubens Menin, já terá investido tanto no Atlético que poderá ser dono exclusivo do time. Será, gente!?

Desmonte da Lava Jato
“Para mim, a Operação Lava Jato está sendo desmontada passo a passo, de modo que daqui a 2 anos, as pessoas sequer irão comentar sobre este assunto. Isso é um absurdo completo, afinal, os corruptos do passado podem voltar a qualquer momento, especialmente nos meios empresariais e que tem ligação com o poder público”. Opinião do jornalista global Carlos Alberto Sardenberg.

Lula eufórico
Agora, devidamente liberado pelo STF, o ex-presidente Lula (PT) está eufórico. Ele bate no peito e avisa que vai fazer discursos inflamados, afirmando que foi perseguido pela Justiça e afastado do pleito passado por pura conveniência. Será que essa tese vai dar certo, mestre?

Embate pesado
Os pensadores políticos brasileiros estão apostando em dias difíceis para o governo federal a partir da instalação da recente Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19. “A possibilidade é de haver uma verdadeira pressão contra muitos ministros e também junto ao próprio presidente da República, neste caso pode até caminhar para um desgaste popular”, apostam.

Sem convencimento
No que diz respeito ao compromisso do governo federal em relação à mudança de comportamento para implementação de uma nova política para o meio ambiente, o tema foi de tal ordem singelo que sequer empolgou os próprios membros da equipe mais influente do Palácio do Planalto. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) não está animado a falar sobre o assunto.

Em defesa dos jornalistas
“Está em curso uma orientação de muitos dos atuais políticos, que tem como objetivo desmerecer jornalistas. Mas, em verdade, onde há democracia, a imprensa livre tem sua importância. Assim, esses profissionais precisam ser compreendidos pela população. Eles trabalham em busca de esclarecer melhor à coletividade sobre os mais diferentes temas, especialmente desvendando possíveis maracutaias comandadas pelos poderosos”. Opinião da jornalista da Folha de São Paulo Patrícia Campos Mello.

Descobrindo a realidade
“A comunidade médica e científica está apostando que a CPI da COVID vai acabar chegando à conclusão óbvia no sentido de ter faltado apoio mais intenso, visando um melhor tratamento dos enfermos portadores do coronavírus em todo o Brasil”. Essa é a opinião de muitos parlamentares no Congresso Nacional. Alguém duvida disso?