Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

O PERFIL DO ELEITOR. Estamos vivendo um momento muito interessante na política brasileira. O país enfrenta ainda os resquícios da greve dos caminhoneiros que parou nossa economia, com apoio de todos os segmentos da sociedade. Interessante é que os chamados “movimentos sociais” estiveram à margem da paralisação, o que vem demonstrar que outras mobilizações têm mais credibilidade. Houve até uma tentativa de interferência na greve dos caminhoneiros, mas não foi pra frente. Estamos a poucos meses de uma eleição presidencial e ainda não existe um candidato que receba o apoio maciço da população. Os nomes que estão colocados não passam dos 20%, o que demonstra que não há unanimidade, o país pode continuar dividido e quem ganhar pode perder para os votos nulos e brancos, inviabilizando qualquer tipo de reforma que o novo governo possa fazer. Os impostos no país são mal divididos e há um reclame que os municípios sejam fortalecidos, para que haja menos dependência do governo federal. É muita renda concentrada num só cofre só.

MINAS REAGE– O governador Fernando Pimentel (PT) deu entrevista coletiva para reagir as insinuações de que os estados têm que ajudar o governo federal a acabar com a crise que culminou com a greve dos caminhoneiros. Pimentel lembrou que quem comanda a Petrobras é o governo federal e a política de preços dolarizada quem inventou foi à própria empresa governamental. Minas não vai retirar nenhum centavo do ICMS dos combustíveis. O governador lembrou que, enquanto o Palácio do Planalto tem uma série de impostos previdenciários e tributários, Minas só tem o ICMS.  Pimentel faltou dizer a Temer (MDB). “Quem pariu Mateus que o embale”

MODESTO ARAÚJO, o homem que comanda a Rede Araújo de Farmácias, criticou o governador Fernando Pimentel (PT), afirmando que o Governo de Minas, como os empresários, deveria conter gastos e aplicar os recursos, priorizando as necessidades do estado. “Nós cortamos custos quando a receita é menor que as despesas e que o governo faça o mesmo”, disse. Modesto criticava a fala do governador de que Minas não vai ceder na diminuição ou retirada do ICMS dos combustíveis.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes (MDB), convida para reunião especial, requerida pelo deputado Inácio Franco (PV), em homenagem ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Administração Regional de Minas Gerais (Senar Minas) pelos 25 anos de sua fundação.

DA COCHEIRA

Quem levou a vantagem da crise provocada pelos caminhoneiros foram os funcionários públicos que emendaram o feriado do dia 1º de junho e ganharam uma semana de folga.

Mesmo com a crise que se abateu sob o país, o Clube do Choro de Belo Horizonte realizou sua festa de 12 anos no salão do Automóvel Clube com a presença de sócios e convidados. Mais de 200 pessoas estiveram no evento.

A Praça Carlos Chagas, a famosa Praça da Assembleia, está um lixo só. Os jardins estão com desfeitos e, ao que parece, não existe um jardineiro fixo para cuidar do local.

O Sicepot-MG e a Fiemg divulgam os resultados da pesquisa semestral “Cenário da Construção Pesada Minas Gerais”, que demonstra o baixo nível de confiança do empresário mineiro. A análise indica o baixo dinamismo da atividade do emprego e queda no nível de utilização da capacidade operacional. O principal problema enfrentado continua sendo a oferta insuficiente de obras.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 03 de junho

Publicitário Carlos Rubens Doné – Rádio Itatiaia

Ex-deputado Carlos Eloy Carvalho Guimarães

Victor Duarte de Moraes

Segunda-feira, 03

Jornalistas Romeu Solha

Amadeu Martini

Amadeu Scarpelli

Liliane Dias – Rei da Feijoada

Terça-feira, 05

Jornalista Idamaris Félix

Júlio Perón

Flávio Nascimento

Quarta-feira, 06

Ex-deputado Fahim Sawer – Uberaba

Cleonice Azevedo

Carlos Alberto Moreira

Quinta-feira, 07

Jornalista Álvaro Fraga

Ex-deputado Antônio Dias – Montes Claros

Mário de Assim – presidente da Federação de Pais e Mestres de Minas

Sexta-feira, 08

Márcio Garcia Vilela

Jornalista Rômulo Russo

Ex-deputado Zé Maia

Sábado, 09

Aniversário da cidade de Pitangui

Médico Ivan Janzen

Eli Monteiro

A todos, os nossos parabéns!