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Inovação e facilidade na renegociação de dívidas

Promover e facilitar o processo de renegociação de dívidas é uma preocupação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Por isso, durante vários anos, a entidade realizou edições de feirões presenciais para negociação de débitos atrasados, que ajudaram a milhares de consumidores no processo de recuperação de crédito e retirada do nome dos cadastros de devedores.

Seguindo a tendência do mundo atual, em que a as soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas, a CDL/BH e a Startup Acerto desenvolveram uma plataforma online que automatiza a renegociação das dívidas. Todo processo é simples, prático e pode ser feito a qualquer momento. O serviço é totalmente gratuito para os consumidores e já está disponível para ser utilizado desde abril de 2017, acessível em www.meuacerto.com.br. Em média, mais de 3 mil consumidores inadimplentes se registram por mês no site.

A plataforma da Acerto possibilita que credor e devedor façam acordos sem desgastes, de maneira amistosa, o que traz muitos benefícios para os dois lados. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), para 47,3% dos inadimplentes, esse é o meio mais utilizado para “limpar o nome”.

Com o aplicativo da Acerto, esses acordos são realizados de forma interativa, permitindo que o consumidor encontre suas dívidas, negocie como irá quitar os débitos e programe os pagamentos. Pelo site, é possível selecionar se a quitação será à vista ou parcelada, com ou sem entrada. E ainda, com a possibilidade de descontos nos juros, multas e no valor final da dívida.

A CDL/BH apoia e investe em iniciativas inovadoras como essa, que facilita a vida das pessoas e das empresas. Consumidores podem renegociar suas dívidas com praticidade e empresas recuperam débitos atrasados com mais facilidade e agilidade. Ferramentas como a da Acerto, junto a outros fatores como redução dos juros, da inflação e da taxa de desemprego, têm contribuído para que a inadimplência caia. Em setembro deste ano, o número de belo-horizontinos com o nome inscrito nos cadastros de devedores caiu -2,04%, comparado ao mesmo mês de 2016 (Set.17/Set.16).

Para utilizar o novo e moderno serviço, basta acessar o site da Acerto e informar o CPF. A partir daí, é possível visualizar as dívidas registradas no sistema e que estão disponíveis para negociação. O próximo passo é escolher o débito que irá quitar e realizar uma proposta. Nessa fase, é possível ver o nome do credor, o valor da dívida e quando ela foi gerada. Se a proposta for aceita pelo credor, basta realizar o pagamento. A própria página eletrônica ajuda os usuários a preverem os acertos mensais.

A promoção da educação financeira também é uma preocupação da CDL/BH e da startup. Dessa forma foi criado o blog (www.blog.meuacerto.com.br), com diversos conteúdos de orientação para que as pessoas consumam com mais responsabilidade e evitem o endividamento. Com esse trabalho de conscientização, a CDL/BH e a startup acreditam que menos consumidores voltem a ficar inadimplentes. A intenção é contribuir para que as pessoas aprendam a gerir suas finanças e evitem o endividamento.

A startup Acerto é uma iniciativa da CDL/BH, que busca estar na vanguarda das novas tendências de mercado, trabalhando sempre para oferecer a comerciantes, lojistas, empresários e consumidores soluções dinâmicas e inovadoras, que auxiliem a todos e propiciem a obtenção de resultados positivos.

A CDL/BH reconhece a importância de incentivar o desenvolvimento de startups, difundir seus projetos e levar soluções para os desafios do mercado varejista e consumidores, por isso, a intenção é que para os próximos anos mais startups participem do programa de aceleração de startups Varejo Inteligente, criando negócios de sucesso e inspirando os setores de comércio e serviços a se reinventarem.

*Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)