Pontos turísticos de Contagem estão disponíveis a partir do aplicativo “Conecta Mundo Brasil”, liberado apenas para os smartphones com o sistema Android. Em breve, a plataforma também estará acessível para quem utiliza o iOS. Ao todo, sete locais da cidade estão no app: Praça da Glória, Parque Ecológico Fernão Dias, Comunidade Quilombola dos Arturos, Igreja São Gonçalo, Centro Cultural, Casa dos Cacos e Casa da Cultura. O usuário poderá ver, além da localização, mais informações, curiosidades e imagens.
Os locais analisados incluíram monumentos, edificações antigas, praças, museus, igrejas, e outras áreas que carregam significados importantes para a memória coletiva da região. Além disso, foram considerados aspectos como acessibilidade, infraestrutura e apelo visual, garantindo que os pontos selecionados fossem atrativos para os turistas.
A produtora cultural Mariane Lopes explica que o aplicativo surgiu a partir do projeto “Conecta Mundo Brasil”, que tem como principal objetivo proporcionar para jovens o conhecimento em linguagem de código. “Os alunos aprenderam a linguagem básica da programação, e como resultado, produziram um protótipo do aplicativo”.
Essas oficinas foram divididas em quatro módulos. Passando pela identificação dos pontos culturais, históricos e turísticos do município, compreensão sobre design e prototipagem do produto, o desenvolvimento dos aplicativos para mobile, a captação de imagens para o aplicativo, até a criação do roteiro histórico- -cultural dentro da plataforma.
“Com uma abordagem prática e interativa, os alunos tiveram contato com conceitos essenciais de tecnologia, como lógica de programação, front-end, back-end e design de interfaces, utilizando ferramentas como HTML, CSS e JavaScript. Além do conhecimento técnico, o projeto também enfatizou habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e inovação”, acrescenta.
Mariane destaca que a pesquisa realizada dos locais inseridos no aplicativo também teve como objetivo destacar a relação dos moradores com esses espaços, promovendo o resgate de narrativas e histórias locais. “A integração dessas informações no aplicativo buscou criar uma ferramenta que não fosse apenas informativa, mas também interativa, valorizando as conexões emocionais que os cidadãos têm com esses locais. Essa iniciativa reflete o compromisso do projeto em unir tecnologia, educação e cultura, demonstrando que a inovação pode ser um agente transformador na valorização do patrimônio e no fortalecimento da cultura”, finaliza.
Sobre o projeto
O “Conecta Mundo Brasil” é um projeto de tecnologia inscrito via lei de incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC). A gerente de Sustentabilidade da CNH para a América Latina, Erika Michalick, acredita que investir em educação é transformar o potencial humano e o futuro sustentável da sociedade.
“Ele valoriza o contexto social e histórico de cada cidade, além de estimular os estudantes a aprenderem mais sobre a tecnologia dos aplicativos que estão cada vez mais essenciais em nosso dia a dia. Apoiar ações que contribuem para a melhoria da educação faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento social na região, pois reconhecemos que a inovação, a criatividade e a eficiência no trabalho dependem diretamente das pessoas”.