Home > Cidades > Você sabia que BH tem um serpentário?

Você sabia que BH tem um serpentário?

As cobras sempre chamaram a atenção das pessoas, seja pela beleza ou periculosidade. Pensando nisso e em proporcionar educação ambiental para estudantes, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) oferece visitações, de fevereiro a novembro, ao Serpentário do Serviço de Animais Peçonhentos.

O local possui 30 animais em exposição permanente, além de um escorpião e uma aranha. “Colocamos os mais comuns que as pessoas encontram no dia a dia, como cobras peçonhentas e não peçonhentas, escorpião de uso médico e aranha”, disse Rômulo Toledo, chefe do setor.

Ele acrescenta que é possível ver as cobras encontradas no estado, como a cascavel, jararaca, jararacuçu e as consideradas exóticas, por não serem comuns da região, como a cobra do milho e píton. “Queremos instruir, conscientizar e desmistificar a população sobre animais peçonhentos”.

As visitações são gratuitas e duram, em média, 30 minutos por turma. Para os alunos que ainda estão na escola é recomendado que as professoras deem uma aula sobre a assunto, uma vez que na Funed será um momento para observar os animais mais de perto e tirar as dúvidas que ainda restam.

Já para os estudantes que estão na faculdade, há uma palestra, que dura aproximadamente 2 horas, sobre biologia e comportamento de serpentes, aranhas e escorpiões; prevenção de incidentes, acidentes com peçonhentos, primeiros socorros e produção de soro.Além disso, só é permitido crianças com mais de 4 anos e todos devem estar de calça comprida.

Experiência no serpentário
Um dos grupos que visitaram o serpentário recentemente foi as crianças de 5 anos do Jardim de Infância Padre Eustáquio. A professora Andréa Zordan conta que objetivo foi enriquecer o conhecimento sobre animais peçonhentos que trabalham na escola. “Eles adoraram a visita e passaram todas as informações para as famílias, que demonstraram também bastante entusiasmo”.

A professora acrescenta que frequentemente leva os seus alunos à Funed, pois percebe que as informações e oportunidade de visualizar os animais auxilia na formação educacional dos alunos. “O conhecimento passado durante a visita é pautado na conscientização ambiental, prevenção contra acidentes e esclarecimentos das curiosidades”.