Home > Esporte > Projeto esportivo é usado como ferramenta de desenvolvimento infantil em Contagem

Projeto esportivo é usado como ferramenta de desenvolvimento infantil em Contagem

A escola de futsal funciona desde 2018 / Foto: Ronnie Von-PMC

 

Com o intuito de promover a disciplina e trabalho em equipe, além das habilidades técnicas e físicas, o projeto “Escola de Futsal”, em Contagem, na Região Metropolitana, tem usado o esporte como ferramenta de desenvolvimento para crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos. As aulas são gratuitas e o projeto funciona desde 2018.

Com foco no crescimento integral dos alunos, o projeto proporciona lazer, saúde e inclusão. Atualmente, devido a mudança do local dos treinos, muitos alunos saíram por causa da distância e por ser um ambiente aberto, diante desse contexto, o projeto possui 75 atletas. Porém, antes da mudança, eram 105 e com fila de espera. O programa é integralmente patrocinado pela Prefeitura de Contagem.

O coordenador e professor do projeto, Luiz Maculan, explica que o desafio se concentra em minimizar os contrastes sociais e econômicos, em busca da melhoria das condições de vida dos jovens por meio da oferta de um serviço público de qualidade. “Além disso, destaco a importância do futsal como prática esportiva capaz proporcionar saúde, o convívio social, construção de hábitos de vida saudáveis, promoção da cidadania e dar oportunidade de vivenciar um ambiente de treinamento esportivo”.

Ele ainda ressalta que os benefícios do programa são percebidos desde o aspecto fisiológico, físico e psicológico. “Além de consolidar a prática do futsal no município, servindo como base para tradicionais clubes da capital mineira como Olympico e Minas Tênis Clube”.

As atividades ocorrem geralmente no Ginásio Califórnia, no Eldorado, mas estão temporariamente sendo realizadas na Praça da Glória, devido a reformas no local. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato com o projeto pelo Instagram @ escoladefutsaldecontagem e agendar uma aula experimental. Maculan acrescenta que o retorno ao ginásio deve acontecer em fevereiro e no mesmo mês, existe a ideia de expansão do programa, com a criação de turmas exclusivas para meninas.

 

Jovens atletas

Participantes do projeto há cerca de um ano, os gêmeos Guilherme e Eduardo, 12 anos, pontuam que o programa representa uma experiência de amizade e aprendizado. “Nós sempre jogamos juntos e aqui fizemos muitas amizades. A gente aprende sobre respeitar o próximo, além de técnicas que não conhecíamos”, afirma Guilherme. Já Eduardo fala sobre como o projeto tem sido importante em sua vida. “Além de melhorar no futsal, me sinto mais confiante e gosto de estar com meus amigos e professores”.

Letícia Pereira, mãe da Ana Cecília, 13 anos, acredita que a participação da filha no projeto oferece uma formação que vai além das práticas esportivas. “Ela adora as aulas, e, para mim, ver o quanto ela se dedica e aprende com os colegas é gratificante. O futsal tem sido fundamental para o desenvolvimento dela como pessoa e para a autoconfiança”.

 

Outras ações

Contagem também conta com outras iniciativas, referente a esportes alternativos. Um dos exemplos de sucesso é o Projeto de Ginástica de Trampolim, oferecido pela Prefeitura em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem, que já se tornou referência mundial na modalidade. Além de proporcionar a prática esportiva e a inclusão social para mais de mil jovens, atua como um celeiro de talentos, revelando atletas, e também, defendem frequentemente as cores da Seleção Brasileira em competições internacionais.

Outro exemplo é o “Eldorado Vipers”, uma equipe do Projeto de Hóquei In-line, também apoiado pela Prefeitura. No fim de outubro, o time feminino obteve o vice-campeonato brasileiro de hóquei no gelo, disputado em São Paulo. A equipe treina no Ginásio Califórnia, que está passando por reformas para se tornar um centro de referência em infraestrutura esportiva e voltar a sediar eventos de caráter nacional, sobretudo de hóquei in-line.

“O avanço desses esportes no município reflete nosso compromisso com a inclusão e com o desenvolvimento de talentos, promovendo a diversidade e a excelência em cada modalidade. A cidade se torna, assim, um berço de conquistas, proporcionando aos nossos jovens oportunidades de crescimento e colocando Contagem em evidência no cenário esportivo nacional e internacional”, pontua a secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo.