
A modalidade é derivada do futebol americano e tem crescido no Brasil. Segundo o site “Flag Football Brasil”, hoje são 165 times presentes em 23 estados e no Distrito Federal. O esporte estará pela primeira vez na próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2028, na cidade de Los Angeles.
Existem algumas diferenças em relação ao futebol americano. Uma partida é jogada em quatro tempos de 15 minutos, enquanto o flag football é disputado em dois tempos de 20 minutos e cada equipe conta com cinco jogadores, ao contrário dos 11 no futebol americano.
O diretor-executivo do América Locomotiva, Abraão Coelho, destaca outras diferenças. “A principal delas é que no flag não é permitido o tackle (derrubada) e os jogadores jogam um cinto na cintura com duas flags (fitas), uma de cada lado. É jogado em um campo de 50×25 jardas, além das duas endzones, com 10 jardas cada. O objetivo, assim como no futebol americano, é cruzar o campo e entrar na endzone adversária com a posse da bola”.
“O jogo se inicia na linha de cinco jardas do campo de defesa e o ataque tem até quatro tentativas para cruzar o meio do campo. Conseguindo o avanço, renovam-se as tentativas e o objetivo agora é chegar até a endzone”, acrescenta.
Ele explica as pontuações do jogo. “Assim como no futebol americano, o touchdown, que é quando uma equipe entra na endzone adversária, vale seis pontos. Ao marcar um touchdown a equipe tem direito a uma tentativa de ponto extra, que pode valer 1 ou 2 pontos. O safety vale dois pontos, que é quando o defensor consegue tirar a fita do time do ataque dentro de sua própria endzone. Já o pick six não é um tipo de pontuação especial, mas é o termo utilizado quando um jogador de defesa consegue interceptar um passe e correr até a endzone adversária. É o touchdown da defesa e vale seis pontos”.
Coelho esclarece que as pessoas já conhecem o flag e têm interesse em jogar. “É um esporte muito fácil para iniciantes. Para jogar na grama basta uma chuteira e bola e é possível ainda adaptar para praticar na areia ou em quadras. A atividade é de baixo custo, altamente inclusiva e acessível”.
O recebedor do time, Rafael Abreu, jogava futebol americano até chegar ao América Locomotiva em 2021 e começar a praticar o flag. “Com os meses de treino e após sermos campeões mineiros naquele ano, minha relação com esse esporte mudou muito. Toda a minha preparação é feita em torno dele”.
Copa do Brasil
O América Locomotiva irá participar da Copa do Brasil da modalidade nos dias 1º e 2 de junho, em São Paulo. A equipe está no grupo C que conta com Cane Cutters, Cruzeiro FA e Silver Knights. A expectativa tanto de Abraão Coelho quanto de Rafael Abreu é chegar novamente à final do torneio, caso a equipe fique entre os três primeiros do regional.
“Nos últimos dois regionais ficamos próximos de conseguir essa vaga direta e acredito que o time evoluiu muito do ano passado até hoje. Estou na expectativa de enfrentar alguns times novos no cenário do flag e disputar um torneio em condições diferentes das edições anteriores”, conclui Abreu.
SAIBA MAIS
A unidade de medida no campo de flag football é a jarda. Uma jarda é equivalente a 91 centímetros.