Home > Vigílias > Vigílias -18 a 25 de maio de 2024

Vigílias -18 a 25 de maio de 2024

Empresário sumido

Há cerca de seis meses, Robson Andrade deixou a presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e, sem ambiente entre os empresários mineiros, está ficando cada vez mais isolado. Essa é a avaliação feita por pessoas que o conhecem de perto.

 

Mineiro na CNT

Nos bastidores da política mineira, existe a tese no qual o empresário Rubens Lessa deverá ser indicado para presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Porém, a informação de Brasília é que a eleição para nova diretoria da entidade só ocorrerá em 2028.

 

Coteminas, a derrocada

Tida por décadas a fio como uma empresa sólida, atuando no mercado interno e externo, a Coteminas entrou em concordata, deixando centenas de funcionários em situação complicada. A firma está sendo comandada por Josué Gomes da Silva, herdeiro do grupo e atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em Montes Claros, populares fazem a seguinte indagação: cadê a competência desse cidadão?

 

Estilo fazendeiro na Faemg

Pelo estatuto, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) carece de ser comandada por um produtor rural. O estilo do atual presidente, Antônio de Salvo, com seus rompantes de fazendeiro, não tem coadunado com a comunicação social, tanto que o dirigente já mudou de assessor de imprensa várias vezes em um espaço de dois anos. Ufa.

 

Política em Ipatinga

O grupo político ligado ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já avisou que vai jogar pesado na eleição em Ipatinga. O prefeito Gustavo Nunes (PL) deve ficar de orelha em pé.

 

Sucessão em Montes Claros

O ex-secretário de infraestrutura e atual vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (Cidadania), oficialmente lançado pré-candidato a prefeito pelo titular do posto, Humberto Souto, tem boa popularidade na cidade. Existem alguns assessores de campanha difundindo que Guilherme deve ser eleito ainda no primeiro turno.

 

Eleição em Juiz de Fora

Informações vindas de Brasília, diretamente para esta coluna indicam que dificilmente a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), terá a presença do presidente Lula (PT) em seu palanque. Na capital federal, ninguém sabe quem comentou sobre essa possibilidade.

 

Política em Contagem

Segundo as pesquisas recentes, a atual chefe do Executivo de Contagem, Marília Campos (PT), seria reeleita este ano com certa margem de folga. Por conta dessa popularidade, o acesso à prefeita, inclusive por alguns membros do seu partido, é um ato extremamente difícil.

 

Atuação do TSE

Ao assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia prometeu uma gestão democrática. Segundo especialistas, o maior problema da nova titular será a fiscalização das redes sociais por ocasião das eleições deste ano.

 

Notícias falsas

A jornalista Ana Flor, que é natural do Rio Grande do Sul, ficou irritada com a quantidade de notícias falsas na internet, explorando o tema relacionado ao desastre ambiental daquele estado. “É uma descabida falta de patriotismo”, reclamou.

 

Tragédia no Sul

Após a tragédia no Rio Grande do Sul, especialistas avaliam que muitos deputados e senadores ficarão inibidos de votarem pautas que ajudem a comprometer ainda mais o meio ambiente, especialmente no tangente ao aumento dos desmatamentos, espaço para mineração predatória, entre outras atividades importantes para a economia.

 

Sem ação

Um levantamento constatou que o poder público no Rio Grande do Sul foi omisso ao longo dos anos, com a falta de uma política proativa para o meio ambiente no estado. E o resultado dessa falta de ação culminou com as enchentes, ceifando a vida de centenas de pessoas e destruindo sonhos.