Home > Destaques > Polarização entre esquerda e direita vai esquentar o pleito em Juiz de Fora

Polarização entre esquerda e direita vai esquentar o pleito em Juiz de Fora

Charlles Evangelista representa o bolsonarismo na cidade / Júlio Delgado é pré-candidato pelo MDB / Margarida Salomão espera reforço de Lula em campanha / Fotos: Pretta Abreu, Lúcio Bernardo Junior, Reprodução

Um grupo de vereadores de Juiz de Fora, na Zona da Mata, liderados pelo primeiro-secretário da Câmara Municipal, Marlon Siqueira, já definiu apoio ao nome do ex-deputado Júlio Delgado (MDB), como pré-candidato à sucessão da prefeitura no pleito desse ano. A argumentação é que Delgado tem tradição na política local, inclusive, é filho do ex-prefeito Tarcísio Delgado, um político de expressão estadual e nacional.

Júlio Delgado exerceu o posto de deputado federal por mais de uma década, contudo, sempre se manteve fiel aos temas referentes à política local em Juiz de Fora.

Ele encontrará pela frente a candidatura à reeleição da atual prefeita Margarida Salomão (PT), que vem buscando apoio de lideranças nacionais, inclusive do presidente Lula, para turbinar o seu projeto político.

Para os petistas, a manutenção da prefeitura local em poder do Partido dos Trabalhadores é fundamental, dentro da estratégia de crescimento da sigla. Segundo avaliações do momento, a reeleição de Margarida Salomão é uma incógnita.

Noraldino joga a toalha?

Fontes locais confirmam uma informação já veiculada pela imprensa em Belo Horizonte, indicando que o deputado estadual Noraldino Júnior, presidente do PSB de Minas Gerais, já não mais figurará na lista de pré-candidatos. Desta forma, seu apoio tende a ser para a atual prefeita, embora não tenha formalmente batido o martelo sobre o assunto.

O pleito em Juiz de Fora é disputado em dois turnos por haver mais de 400 mil eleitores. Tem ficado cada vez mais evidente a polarização política entre petistas e bolsonaristas. No momento, quem encarna a direita é o deputado federal Charlles Evangelista (PL), que promete uma oposição ferrenha ao projeto de Margarida Salomão.

Para tentar conquistar eleitores, também na faixa mais tradicional, os denominados votantes reconhecidamente distantes dessa guerra ideológica, a deputada federal Ione Barbosa (Avante) entra em cena. A parlamentar tem feito um discurso mais conciliador para atrair o apoio das pessoas que recriminam essa polarização ideológica que está se desenhando nas ruas da Manchester Mineira.

A pré-candidatura de Ione Barbosa se isola nos debates referentes às conquistas de eleitores mais distantes do viés ideológico. No entanto, nesta mesma faixa de possíveis apoiadores, quem se intitula pré-candidato é o ex-deputado estadual Isauro Calais, atualmente filiado ao partido Republicanos, cuja sigla é considerada conservadora. Segundo informações, seu projeto político continua patinando, embora o período de campanha não tenha começado.