Home > Vigílias > Vigílias – 6 a 13 de abril de 2024

Vigílias – 6 a 13 de abril de 2024

Política em Ipatinga
Recentemente, a deputada federal e ex-presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Rosângela Reis (PL), esteve em Brasília e recebeu apoio do dirigente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, para ser candidata à Prefeitura local neste ano. A parlamentar foi pressionada e voltou atrás, aceitando dar apoio ao atual prefeito, Gustavo Nunes. Tudo para evitar uma possível chance do PT em vencer o pleito, caso o grupo da direita estivesse rachado. Coisas da política mineira.

Kalil e a PBH
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), promoveu uma mudança completa no seu secretariado. No entanto, não teve coragem de afastar os nomes apaniguados pelo ex-prefeito Alexandre Kalil.

PT X PT
A imprensa mineira divulgou que a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), está em pé de guerra com a cúpula de seu partido, cujas divergências são antigas, segundo se sabe nos bastidores. Na verdade, a chefe do Executivo entende ser maior que a sua legenda partidária.

Sucessão de 2026
Relativamente à sucessão estadual de 2026, o que se comenta em Brasília é que o nome preferido do Palácio do Planalto para o pleito seria o do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). O empresário Rubens Menin também voltou a ser lembrado para a disputa. A conferir.

Sem explicação
A recente demissão do presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, teria sido por pressão de empresas e empresários que tradicionalmente participam e até patrocinam o Carnaval de BH.

FMF X 1964
Semana passada, foi comemorado os 60 anos do golpe militar de 1964, quando os militares assumiram o governo brasileiro e ficaram na Esplanada dos Ministério por mais de 20 anos. No mesmo ano aqui em Minas Gerais, o então chefe de gabinete Militar do governador Magalhães Pinto, coronel José Guilherme, era designado presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF). Seis décadas depois, a mesma família continua dando as cartas no comando da FMF. Ufa.

João Leite no páreo
Por enquanto, os amigos do ex-deputado João Leite ainda não teriam conseguido equacionar compromissos relativos à sua última campanha eleitoral. Tudo precisa ser resolvido a tempo para que ele possa colocar seu nome à disposição do pleito à Prefeitura de BH neste ano.

Fuad e as redes sociais
Pelos cálculos dos especialistas no assunto, não vai ser fácil o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), se valer apenas das redes sociais para enfrentar os bolsonaristas na sucessão municipal. Afinal, tanto Bruno Engler como Nikolas Ferreira (PL) são frutos da internet.

Aro, franco-atirador?
“O secretário-chefe da Secretaria de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, cujo grupo político foi desalojado da Prefeitura de BH, a partir de agora irá agir politicamente como uma espécie de franco-atirador”. Esse é o comentário ouvido no Café Boca de Pito, na Savassi.

Sem apoio
O deputado federal Rogério Correia (PT) não teve coragem de fazer o lançamento formal de sua pré-candidatura à PBH, segundo pessoas próximas, por falta de apoio do partido. Começa a voltar aquele velho assunto indicando sobre a possibilidade de um acordo do seu partido com o prefeito Fuad Noman (PSD).

Alencar faz campanha
Antes e depois da Semana Santa, o deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) deixou de lado todos os seus compromissos para intensificar contatos, visando buscar votos para sua indicação ao posto de Conselheiro do Tribunal de Contas.

Pimentel em Brasília
Atuando em uma empresa ligada à Caixa Econômica Federal, o ex-governador Fernando Pimentel passou a residir formalmente em Brasília. Por enquanto, a possibilidade de sua possível participação em política partidária em Minas está paralisada.

Sucessão na Assembleia
Quando esteve em Brasília, recentemente, o governador Romeu Zema (Novo) confidenciou a pessoas próximas que se a eleição para presidência da Assembleia Legislativa fosse agora, muito possivelmente não apoiaria a reeleição de Tadeu Martins Leite (MDB). A conferir.

Em defesa dos franceses
“O presidente da França, Emmanuel Macron, veio ao Brasil e fez passeio de barco na Amazônia, bem como deu ajuda para preservar o meio ambiente, No entanto, disse que irá defender os agricultores de seu país contra o que surgir pela frente”. Opinião do jornalista Gerson Camarotti.

Estatais brasileiras
Ao avaliar o discurso do governo federal, considerado intervencionista na economia, o cientista político Sérgio Fausto recomendou: “tomara que o presidente Lula (PT) e seus auxiliares abandonem essa falácia, visando controlar ou promover interferência nas estatais, para o bem do próprio governo”.

Zé Dirceu, o retorno
O ex-ministro José Dirceu está de volta à cena política nacional. Em Brasília, os petistas querem a sua habilitação para que ele possa participar de atos de campanha em algumas cidades neste pleito municipal. Ufa.

Bancada poderosa
Os jornalistas da crônica política de Brasília constataram que todos os projetos de interesse da denominada bancada do agronegócio são aprovados com facilidade, independentemente de pressão do governo ou de outros segmentos nacionais.

STF e Forças Armadas
Para especialistas, diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), delimitando o espaço de atuação nas Forças Armadas no cotidiano do brasileiro, isso pode se refletir em uma verdadeira politização dos militares.