De 18 de agosto a 16 de dezembro será realizado o Campeonato Mineiro Sub14 de 2023. A disputa pelo título será entre 12 equipes: América, Atlético, Betim, Betis, CAP Patrocinense, Cruzeiro, Funorte, Futgol, Internacional de Minas, Manchester, Minas Boca e Siderúrgica. Na primeira fase, dez cidades vão receber os jogos da competição: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Itaúna, Montes Claros, Ouro Branco, Pirapora, Sabará, Sete Lagoas e Vespasiano.
De acordo com a Federação Mineira de Futebol (FMF), o campeonato será disputado em quatro fases: classificatória, quartas de final, semifinal e final. Os jogos serão apenas aos finais de semana e a previsão de término da fase classificatória será no dia 4 de novembro. Nesta etapa, as 12 equipes se enfrentarão uma única vez, classificando para a fase seguinte as oito mais bem colocadas com o maior número de pontos ganhos.
As quartas de final começam no dia 11 de novembro. As oito equipes mais bem classificadas serão distribuídas em quatro grupos de dois clubes cada. Os times jogarão duas vezes dentro de seus respectivos grupos (ida e volta), cada um exercendo seu mando.
No dia 25 de novembro, inicia a semifinal. As quatro equipes classificadas serão distribuídas em dois grupos de dois clubes cada. Os times jogarão duas vezes dentro de seus respectivos grupos (ida e volta), cada um exercendo seu mando. E a final será disputada nos dias 9 e 16 de dezembro.
A equipe que conquistar o título de campeão será atribuída com um troféu, além de medalhas, o vice-campeão também vai ganhar medalhas. E o clube do interior, melhor colocado, receberá o troféu de Campeão do Interior.
Clubes da capital
O treinador do Sub-14 do América, Plínio Júnior, diz que a expectativa é que seja realizada uma ótima competição. “De um alto nível de competitividade. A preparação está sendo boa, participamos de três competições e conseguimos ser campeão em duas. Acredito que estamos no caminho certo para fazer um grande campeonato”.
Já o gerente de futebol de base, Claudiomir Rates, destaca que o América sempre viu a categoria de base como importante processo do clube. “Não somente para suprir necessidades da sua categoria principal, como também para gerar negócio. O campeonato é de extrema importância para Minas, pois proporciona que atletas de outras cidades possam ser vistos por todo o Estado, por profissionais não só do Cruzeiro, Atlético e América, como de outros clubes também”.
Erasmo Damiami, gerente-geral das categorias de base do Atlético, atual vice-campeão da competição, relata que todo campeonato estadual é muito importante. “E essa categoria, Sub-14, considero fundamental, porque é a oportunidade que esses garotos têm de desenvolver o seu trabalho, mostrar o que conhecem e conviver com atletas de outras equipes. E a ansiedade pelo início é grande, pois você quer ver como é que eles vão se portar diante de tantas coisas novas que vão aparecer no decorrer desse evento”.
Leandro Floriano, coordenador técnico das categorias de base do Cruzeiro, revela que a expectativa para o campeonato é muito boa. “Estamos confiantes em fazer uma boa competição e defender o título que atualmente é do clube. A nossa categoria está se preparando bem, estamos treinando bastante e captando novos jogadores para representar bem o time nesta competição que é tradicional no Estado. Estamos focados em dar oportunidade para os nossos meninos se desenvolverem, ao longo desse período, e se possível disputar jogos decisivos e talvez, voltar a ganhar o título esse ano novamente”.