Guerra declarada
Semana passada, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Agostinho Patrus, cancelou um edital do governo prevendo concurso para fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda, por supostas irregularidades na publicação. Logo surgiram os comentários. “Pelo visto, Romeu Zema (Novo) não terá vida fácil naquela Corte. As animosidades entre o governador e o então presidente da Assembleia estariam de volta”. Coisas da política mineira.
Filiação de Clésio
Nos meandros da política mineira, informações indicam que o empresário e ex-senador Clésio Andrade está disposto a retornar à vida pública, com foco na disputa majoritária de 2026. Sem filiação partidária, consta que o MDB poderá ser uma de suas opções, quando for o momento de definir uma sigla. É aguardar para conferir.
Polêmica e resultado
Acostumado a debater assuntos polêmicos, o presidente da Câmara Municipal de BH, vereador Gabriel Azevedo, tem conseguido um preponderante espaço na mídia política do estado. Agora, depois do embate sobre o transporte coletivo, a expectativa é para uma nova empreitada de Azevedo nos bastidores.
Família de separatistas?
Jornalistas da imprensa nacional estão em campo para provar que Romeu Zema, pai do atual governador, tempos atrás, era um árduo defensor da criação do Estado do Triângulo, ou seja, a favor da separação de Minas.
Falas do governador
O governador Romeu Zema (Novo) defende a polêmica tese da separação do Sul e Sudeste e do Norte e Nordeste. Ao avaliar as falas do chefe do Executivo mineiro, o comentarista da GloboNews, Mauro Paulino,classificou como preocupante o teor da entrevista concedida a um jornal de circulação nacional. Para o comunicador, a dissertação é de um radicalismo jamais visto no Brasil nas últimas décadas.
Sucessão à PBH
Mesmo à distância, o deputado federal e ex-governador Aécio Neves (PSDB) tem articulado para influenciar nos debates iniciais da sucessão à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Política em Belo Horizonte
O pré-candidato à PBH, Paulo Brant (PSB), tem conseguido muito avanço no diálogo com o PT, segundo comentários dos bastidores.
Sobre a Amazônia
Em Brasília, circulam informações sobre uma intensa ação da Polícia Federal, para levar às barras da Justiça, grandes fazendeiros que estariam financiando o desmatamento da Amazônia. Uma tarefa árdua, podem apostar.
Política internacional
Comentaristas garantem que as idas e vindas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para responder a processos na Justiça, tem se traduzido em um enorme vexame perante o mundo. Na avaliação desses analistas, o ex-presidente está manchando os mais de 200 anos da democracia americana.
Estilo de governo
Segundo análise da imprensa política da capital federal, o Brasil tem um estilo de governo completamente inédito do modelo estabelecido pela Constituição, que é o presidencialismo. Para esses comunicadores, existe um governo de cooptação em nosso país, quando o Executivo, para poder sobreviver, tem que fazer acordos nem sempre republicanos com os parlamentares.
Lacerda e Paulo Brant
O mundo político foi surpreendido na semana passada, quando o ex-prefeito de BH, o abastado Marcio Lacerda, confirmou à imprensa que não vai disputar o pleito municipal no próximo ano. Na mesma fala, o ex-chefe do Executivo foi taxativo ao dizer que irá se unir ao PSB, com a finalidade de oferecer apoio ao pré-candidato ao posto, Paulo Brant, atualmente também filiado aos socialistas. O ex-vice- -governador Brant, ao longo desse primeiro semestre, tem se reunido com destacadas lideranças políticas, buscando informações e criando uma narrativa para embasar o seu programa de governo, pois está disposto a tentar conquistar a vaga, hoje ocupada pelo prefeito Fuad Noman (PSD).
Economia e extremismo
O historiador Marco Antônio Villa disse que o extremismo verificado na política brasileira será enfraquecido. “Onde há economia forte, não existe espaço para extremismo”, vaticinou.
Rui Costa X Haddad
Para a crônica política de Brasília, é cada vez mais iminente um choque entre o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Ao longo dos meses e para desespero de Costa, o titular da economia tem se mostrado um exímio coordenador político. Isso pode sacudir os alicerces do governo Lula.
Reforma tributária
Técnicos de todo o Brasil comentam a respeito da reforma tributária em debate no Senado Federal. Para muitos desses profissionais, só a tributação de impostos não resolve o problema.
Igreja Católica
Analisando a recente visita do Papa Francisco a Portugal, o filósofo Luiz Felipe Pondé contestou a indagação de uma entrevistadora relacionada a uma possível perda de espaço da religião católica em todo mundo. “A instituição tem mais de dois mil anos e sempre esteve na linha de frente da devoção. Mesmo com altos e baixos, continua forte nos diversos continentes”.
Palmas para a ministra
Antes do final do ano, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, irá requerer a sua aposentadoria da Suprema Corte Brasileira. “Ela vai sair maior do que quando assumiu o atual posto no comando do STF”. Opinião do cientista político Ricardo Sennes.
Sem ativismo
Para o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), advogado Dimas Ramalho, a partir de agora, tudo leva a crer que haverá a diminuição do ativismo da instituição neste segundo semestre. Será, gente?