Os empresários do comércio estão otimistas com as vendas no segundo semestre de 2023. Para 68,2% deles, o período tende a ser melhor do que o primeiro semestre. A revelação é de uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). A expectativa de vendas para o primeiro semestre deste ano foi confirmada por 52,7% dos empresários, enquanto 46,4% não confirmaram sua expectativa. A principal justificativa, para esperar melhor desempenho no segundo semestre de 2023, é o aquecimento do comércio (31%), seguido da afirmação de que o segundo semestre traz melhores resultados (30,3%).
A economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, explica quais são os motivos que levam os comerciantes a esse otimismo. “O aquecimento do comércio, o próprio otimismo do empresariado mineiro, o aumento do poder de compra das famílias oriundos das medidas de transferência de renda adotadas pelo governo e melhorias sentidas pela economia são fatores apontados pelos comerciantes para a expectativa de vendas melhores no segundo semestre deste ano”.
Já para as empresas com expectativas de resultados piores (28,6%) para o segundo semestre de 2023, os principais motivos citados são o preço alto dos produtos (24,6%), endividamento e inadimplência do consumidor (23,8%) e o momento econômico do país (20,6%).
Gabriela aponta que o Natal, principal data do calendário varejista, apresenta a maior expectativa no volume de vendas. Depois vem o Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday.
Estratégias de venda
Para atrair novos consumidores, 48,6% dos comerciantes e representantes irão realizar promoções, 37,1% responderam que irão investir em ações de divulgação/propaganda e 12% prestarão atendimento diferenciado a seus clientes. “Essas estratégias de atração de novos clientes são sinal de que os empresários estão atentos às mudanças do comércio e a necessidade de investimentos”, explica Gabriela.
A pesquisa da Fecomércio MG mostrou que a forma de pagamento mais esperada por 58,2% dos comerciantes é o cartão de crédito, seja à vista ou parcelado. Na sequência, aparece o Pix (15,5%), seguido do pagamento em débito (10,5%) e dinheiro (4,1%). De acordo com a economista, “a facilidade para os meios de pagamento também é uma preocupação dos empresários”.
Comparativo com 2022
28,2% das empresas registraram aumento nas vendas de janeiro a junho de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. O primeiro semestre de 2023 também teve crescimento de 30,5% em relação ao segundo semestre de 2022. Para 35%, os resultados das vendas foram piores em relação à segunda metade de 2022.
Alguns acontecimentos podem ter motivado os baixos resultados no segundo semestre, como as eleições presidenciais e a Copa do Mundo realizada no mês de novembro, onde o comércio ficou praticamente fechado durante os jogos, bem próximo da Black Friday, comprometendo os resultados.