Home > Esporte > Nos últimos anos, cresceu número de pessoas interessadas em ioga

Nos últimos anos, cresceu número de pessoas interessadas em ioga

Ioga propõe unir o corpo, a mente e o espírito, possibilitando que as pessoas se reconectem com sua verdadeira essência / Foto: Pixabay

A cada ano que passa a prática do ioga se torna mais comum em países do ocidente, inclusive no Brasil. Com isso, nos últimos anos cresceu o número de interessados na atividade como forma de exercitar o corpo, se alongar e relaxar. Contudo, o ioga é mais do que apenas um conjunto de movimentos de torção e de alongamento, misturado com algumas posturas desafiadoras. É também uma ciência antiga e que tem por objetivo unir o corpo, a mente e o espírito, possibilitando que as pessoas se reconectem com sua verdadeira essência.

De acordo com dados do Gympass, só nos primeiros 5 meses de 2021 cresceu em 43% o interesse pela prática. Na América Latina a procura aumentou em 38% e existem razões para isso, uma delas é o novo estilo de vida e a busca cada vez maior por atividades que proporcionam equilíbrio, saúde física, mental e emocional com benefícios pessoal e profissional.

A proprietária de um studio de ioga, Patrícia Katahira, conta que a prática entende que o homem possui origem e destino divinos, tendo uma essência sagrada dentro de si que deve ser descoberta e revelada em sua plenitude. “Diferentemente do que a maioria conhece, nem toda modalidade faz posturas com o corpo”.

Leonice Gil Lacerda, proprietária de outro studio que ensina a prática, afirma que fisicamente as vantagens são equilíbrio, alongamento, flexibilidade, força muscular, correção postural, alívio de dores causadas por tensões, melhoria na capacidade respiratória, além de mais disposição. Os principais benefícios mentalmente são relaxamento, equilíbrio emocional, controle da ansiedade e do estresse, aumento da concentração, ampliação da consciência e mais capacidade de ação na conquista de objetivos”.

Leonice ressalta que em relação a limitações por peso, idade ou doenças crônicas, há adaptações que podem ser feitas para cada pessoa. “Todos podem fazer ioga, mas nem toda modalidade é ou está adequada para todos os perfis que aspiram praticar. É preciso avaliar caso a caso. Como toda atividade que demanda certo esforço físico, é aconselhável fazer avaliações médicas antes de começar”.

Em relação às gestantes, ela destaca que há exercícios seguros. “Existem práticas específicas para elas que podem ser feitas com segurança. É preciso se informar e, de preferência, buscar escolas ou profissionais com especialização em aulas para grávidas, pois há restrições. De qualquer forma, é importante que a futura mamãe tenha liberação do médico”.

Graça Matos pratica ioga há 10 anos, quando ganhou uma aula grátis. “As vantagens foram muitas. Mais bem-estar, agilidade e energia. Agora consigo conciliar a pressão do dia a dia com menos estresse. Comentários que antes me deixavam para baixo, hoje não me afetam”.

A nutricionista Ana Claudia Alves decidiu aderir à prática para ajudar no controle da ansiedade e melhorar sua respiração. “Percebo inúmeros benefícios, como alongamento, força, definição muscular e melhor disposição durante o dia. Isso me ajuda a respirar e ter foco quando estou em uma situação na qual preciso ter calma. Trouxe também mais tranquilidade e clareza para me expressar e conversar com pessoas”, finaliza.