Candido Portinari
DE POSTE A CANDIDATO – O pacote fiscal do governo, anunciado em rede nacional pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve um efeito contrário do esperado. Foi mais um discurso político e o titular da pasta já está sendo chamado de “Poste de Lula”, pois o conteúdo informou sobre aumento de impostos para quem já paga muito e a renúncia fiscal como cumprimento de promessa de campanha. Lula (PT) quis testar o ministro como seu futuro candidato a presidente ou simplesmente deu uma satisfação de um corte de gastos que não vai existir. O resultado foi que o dólar bateu na casa dos R$ 6 e a bolsa caiu.
NOVOS MINISTROS – Lula (PT) manifestou-se favorável a uma reforma ministerial e vai colocar políticos que têm votos no Congresso em ministérios estratégicos. Já estão certos o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o dirigente da Câmara, Arthur Lira (PP). Pacheco ainda pode ser candidato a governador de Minas e tem vontade de ser indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF). A conferir.
FALANDO EM PACHECO – A notícia sobre uma possível transferência do vice-governador Mateus Simões (Novo) para o PSD teve uma grande repercussão. A direção do partido no Estado já anunciou que Rodrigo Pacheco é o candidato da sigla ao governo de Minas, tirando toda a possibilidade de Simões. A direção nacional do PSD negou qualquer conversa a respeito e o vice-governador não confirmou e nem desmentiu.
Prêmio CDL/BH
A Rádio Inconfidência é a grande vencedora da categoria “podcast” do 12º Prêmio CDL/BH, com o episódio “Cresce o número de MEIs”. O anúncio aconteceu no dia 28 de novembro, durante a cerimônia de premiação na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, em Belo Horizonte. Assinada por Desirée Miranda e Ana Carolina Dias, o podcast foi transmitido no programa Radiografia e debateu empreendedorismo e a formalização dos trabalhadores. O trabalho concorreu com reportagens da Rádio Itatiaia, O Tempo e Diário do Comércio.
50 anos de CMI
A Câmara do Mercado Imobiliário e o Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG) celebraram os 50 anos de fundação da CMI em uma cerimônia especial que reuniu empresários, lideranças e autoridades em Belo Horizonte.
DA COCHEIRA
O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), está perdendo uma oportunidade de conceder à cidade uma grande praça de eventos, no antigo Aeroporto Carlos Prates. Ao construir moradia, não conseguirá resolver o problema habitacional da capital e pode criar mais uma bolsa de problemas para o município.
Até que enfim a Praça da Igreja da Boa Viagem começa a receber obras de recuperação. O local está com ares de abandono há muito tempo.
O deputado Rogério Correia (PT) considera prematura a ideia de apoiar uma possível candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD) a governador de Minas. Os mesmos petistas que estavam ao lado de Fuad Noman (PSD) contra Rogério articulam esse apoio, com aprovação de Lula (PT). Eles dizem que o parlamentar teve muito pouco voto para influenciar nas decisões partidárias.
Jair Bolsonaro está sendo pressionado a desistir de ser o candidato à presidência da República em 2026. As forças da direita já estão articulando um novo representante. A decisão está entre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ou o chefe do Executivo de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
AMM
Governador Romeu Zema (Novo) e o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinicius, em evento da entidade com a presença de mais de 80 prefeitos mineiros
fHist Itália Brasil
A edição especial do Festival de História (fHist) 2024, realizada no Palácio das Artes entre os dias 28 e 30 de novembro, aliou com competência a literatura, memória, arquitetura, gastronomia, teatro e música, para contar a história dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Foram oferecidas 20 atrações, gratuitamente, entre mesas de debate, prosas com autores, feiras de livros e de gastronomia, shows cooking, aulas/show, oficinas e espetáculos.
Cidadãos Honorários de Uberlândia
No dia 2 de dezembro, o prefeito Odelmo Leão (PP) e a deputada federal Ana Paula Leão (PP) compareceram à sessão solene na Câmara Municipal de Uberlândia, para a outorga dos títulos de cidadãos honorários. A iniciativa foi da vereadora Gláucia da Saúde (PL).
ANIVERSARIANTES
Domingo, 8 de dezembro
Dra. Norma Beatriz
Haroldo Xavier
Vivian Kelly
Segunda-feira, 9
Dra. Mirian Saboia
Publicitária Jaqueline Sanches
Carlos de Oliveira Pedrosa
Terça-feira, 10
Jornalista Ariosto da Silveira
Jornalista Danielle Rodrigues
(Rádio Itatiaia)
Quarta-feira, 11
Antônio Bahense
Colunista Ricardo Acácio
Quinta-feira, 12
Gilberto Eustáquio Policarpo
Sérgio Luiz Soares Lemos
Maria Regina Dupin
Sexta-feira, 13
Marco Antônio Souza
Jornalista Kátia Pereira
Sábado, 14
Magela – Violão 7 cordas
Walter Pereira Almeida
Fued José Dib