Neste ano, a campanha “Papai Noel dos Correios” completa 35 anos de existência. Em 2023, pela primeira vez, o projeto atendeu 100% dos pedidos das crianças. Foram 270 mil cartas adotadas, cerca de 210 mil foram apadrinhadas por pessoas físicas e 60 mil contempladas por meio de doações realizadas por mais de 200 parceiros, como empresas e órgãos públicos em todo Brasil.
O lançamento da campanha aconteceu em 1º de novembro. Em Minas Gerais, a adoção das cartas também começou no mesmo dia e segue até 20 de dezembro, sendo essa data, o limite para o recebimento dos presentes. Os Correios também vão promover a “Carreata de Luz”, que é uma ação para celebrar o aniversário do projeto e vai percorrer todas as capitais do país. Em Belo Horizonte, a carreata será nos dias 21 e 22 de novembro.
O “Papai Noel dos Correios” disponibiliza cartas com pedidos de crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também são disponibilizadas para adoção cartinhas enviadas por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
A campanha tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. A superintendente estadual dos Correios de Minas Gerais, Ana Carolina de Souza Oliveira, pontua ainda que o projeto estimula a escrita. “As crianças conseguem aprender o que é uma carta, um CEP e um endereço, além de suscitar na população o espírito de solidariedade. E, claro, atende aos pedidos de presentes de Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social que muitas vezes não ganham nada nessa época”.
Ela espera que, esse ano, o projeto realize, pelo menos, o dobro do que foi feito ano passado. “Em 2023, as agências do Estado tinham a expectativa de entregar 33 mil cartas, mas entregamos 34.359 cartinhas, superando a marca”.
Para adotar uma carta, basta acessar o Blog da Campanha (blognoel.correios.com.br/blognoel/ index.php) e seguir as instruções. Também é possível encontrar cartinhas físicas nas principais agências. “Qualquer pessoa pode participar do projeto e fazer a alegria de uma criança”, ressalta Ana Carolina.
História
O “Papai Noel dos Correios” começou quando carteiros, que não sabiam o que fazer com as cartas enviadas pelas crianças ao Papai Noel, decidiram atender os pedidos. Com o passar do tempo, a empresa criou um programa corporativo para disponibilizar as cartas para adoção por suas empresas e seus empregados e por toda a sociedade.
A ação ganhou força, se espalhou e hoje une a instituição e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel.
Mamãe Noel
A jornalista Priscila Mendes adota as cartas dos Correios desde 2015. “Sempre gostei de ajudar ao próximo e por ver vários jovens em abrigos e creches com poucas condições financeiras, sem poderem ter uma festa de aniversário, um Dia das Crianças legal e até mesmo um Natal. Resolvi começar a adotar as cartinhas sendo a Mamãe Noel dessas crianças, que muitas das vezes pedem coisas simples, como bola, boneca e caderno”.
Priscila conta que tem o costume de sempre adotar duas cartas, uma de menina e a outra de um menino. “Em cada uma existe um sonho que tem junto a esperança de ser realizado, e fazer parte da realização do sonho de alguém é muito gratificante. Fico ansiosa pelo momento da campanha, saber que os olhinhos de uma criança vão brilhar pelo encanto do Natal”.