Home > Vigílias > Vigílias – 21 a 28 de setembro de 2024

Vigílias – 21 a 28 de setembro de 2024

Política em Contagem

A ala mais ideológica do PT em Minas não conseguiu entender os motivos que levaram a prefeita de Contagem, Marília Campos, a fazer uma aliança com o PSDB na disputa pela reeleição. A sigla é avaliada por muitos petistas como de oposição ao partido, inclusive em nível nacional. Para alguns interlocutores, Marília agiu com o mesmo pragmatismo da direita. Vale tudo, até mesmo se unir aos adversários antológicos.

 

Marília como vice?

Em Brasília, o nome de Marília Campos é lembrado como uma das opções para ser vice em eventual chapa encabeçada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), na disputa pelo governo de Minas.

 

Sucessão em Ipatinga

Quando foram iniciados os debates nos bastidores da política em Ipatinga, no Vale do Aço, o nome de Sebastião Quintão (MDB) como candidato era apenas uma referência. Mas, nesta reta final, o popular Vô Quintão tem demonstrado vitalidade eleitoral.

 

Eleição em Montes Claros

Como era de se esperar, a Justiça Eleitoral de Montes Claros rejeitou o registro de candidatura do ex-prefeito da cidade, Ruy Muniz (PSB). Sempre respondendo a questionamentos no judiciário, Muniz pode estar ficando de fora da política para sempre.

 

Política em BH

Por anos a fio, umas das tradições dos candidatos à Prefeitura de BH era visitar o tradicional Café Nice. Isso não se repetiu com a mesma intensidade do passado. Provavelmente, devido ao esvaziamento, degradação e violência que circundam o Centro da capital mineira.

 

Andrea fora da política

Embora morando nos arredores de Belo Horizonte, Andrea Neves tem confessado a amigos a sua vontade de ficar fora das ações políticas. Inclusive, a ex-poderosa estaria pensando em não estar ao lado de seu irmão, Aécio Neves, em uma eventual candidatura majoritária em 2026.

 

Política em Uberlândia

Circulou em BH comentários indicando a possibilidade do candidato a prefeito de Uberlândia, o tucano Leonídio Bouças, se afastar da disputa nessa reta final. O seu amigo e deputado federal, Aécio Neves (PSDB), continua o incentivando a se manter firme no pleito até o fim. É aguardar para conferir.

 

Forças de Segurança

Até semana passada, o deputado Sargento Rodrigues (PL) ainda não havia se manifestado publicamente com relação ao pleito em BH. Líder das Forças de Segurança no âmbito do Legislativo mineiro, sua opinião pode resultar em muitos votos.

 

Barnabés prestigiados

Quando o Congresso Nacional voltar a funcionar após as eleições municipais, um dos temas a discutir será a reforma administrativa. E de pronto, um problemão para os deputados: os funcionários do Judiciário em geral têm salários bem superiores do que os demais barnabés. Vai ser um embate forte.

 

Crise energética

O advogado Roberto Delmanto Junior lembra sobre a necessidade de o governo federal reestruturar o sistema energético no Brasil de maneira mais consistente. “Porque fica até difícil avaliar a oscilação conforme os problemas climáticos. Tem de haver alternativas para minimizar os efeitos sazonais”, comenta.

 

Horário de verão

Diretamente do terceiro andar do Palácio do Planalto, um comentário curioso: “a implementação do horário de verão pode até não trazer muitos benefícios para a economia, porém, vai render um bom espaço na mídia nacional para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira”. Ufa.

 

Novo normal

Enchentes extremas, como as que aconteceram no Rio Grande do Sul, queimadas pelo país afora e secas fortes. Esse pode ser o novo normal no Brasil, advertem os especialistas.

 

Brasil X Venezuela

São imensas as dificuldades do Brasil em continuar recebendo os venezuelanos, pois isso impacta diretamente em diversos segmentos, inclusive na saúde e segurança, especialmente nas cidades que fazem fronteira com o país vizinho. É um dilema de proporcionais internacionais.

 

Orçamento secreto

Os efeitos perversos relacionados aos valores pagos por intermédio das emendas parlamentares pelo governo federal, tendo em vista o famoso orçamento secreto, começam a aparecer. O Tribunal de Contas da União (TCU) está sinalizando que houve falta de seriedade na aplicação dos recursos.

 

Pimenta voltou?

Morando em Brasília, o ex-ministro Pimenta da Veiga tem comparecido cada vez mais às reuniões do diretório nacional do PSDB.

 

Armas e democracia

Os jornalistas da cobertura política no Congresso Nacional confessam, com certa perplexidade, que não entendem a pronúncia de alguns membros do primeiro escalão do governo federal que apoiam o uso de armas, se necessário, para defender a democracia brasileira.