O futebol continua pelas séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Haja emoção, visto que todos querem saber quem será o campeão, quais equipes serão rebaixadas ou subir para a série A, B e C? Os torcedores acompanham as rodadas com atenção aos lances de suas equipes e os resultados dos outros clubes que podem “ajudar” ou “prejudicar” seu clube de coração, conforme o resultado na classificação. Mesmo com os jogos das quatro séries em andamento pelo país, a estrutura organizacional do futebol brasileiro não tem pausa. Lógico que os jogadores terão férias em dezembro, retornando aos treinos em janeiro, após o descanso com os familiares e amigos.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já divulgou o calendário do futebol masculino profissional para a próxima temporada. Uma das grandes novidades para o próximo ano será a realização, pela primeira vez, de um jogo de abertura do Campeonato Brasileiro da série A. Como já é de costume, as equipes contratam e dispensam jogadores. É o famoso mercado da bola, uns chegam e outros vão embora.
A partida inaugural será realizada em 13 de abril. O local ainda não foi definido pela CBF, mas estão organizando um jogo festivo, ou seja, mais marketing, recursos financeiros para a entidade e clubes. Além disso, serão mantidas as paralisações em todos os períodos de Data FIFA previstos para 2024 com as eliminatórias para a Copa do Mundo. A Copa do Brasil seguirá com os jogos de ida e volta disputados aos domingos. As finais serão em 3 e 10 de novembro.
Em 2024, acontece a disputa da Copa América, entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. Pelo calendário divulgado pela CBF, a não ser que haja alguma modificação, serão disputadas rodadas do Brasileirão durante a Copa América.
Os campeonatos estaduais serão disputados entre os dias 21 de janeiro e 7 de abril. Para a Copa do Brasil, as datas reservadas são entre 21 de fevereiro e 10 de novembro. A disputa da série A será entre os dias 14 de abril e 8 de dezembro.
A série B será disputada entre os dias 20 de abril e 26 de novembro. A série C tem datas reservadas entre 21 de abril e 20 de outubro. Já a série D será disputada entre os dias 21 de abril e 29 de novembro. A Supercopa do Brasil, entre o campeão brasileiro (ainda a ser definido) e o campeão da Copa do Brasil, o São Paulo, será em 3 de fevereiro. Os torcedores já podem começar a organizar o calendário para acompanhar os jogos do seu clube e da Seleção Brasileira.
Esperamos muitos gols, que o VAR seja melhor aplicado para as revisões de jogadas. Que a paz também reine nos estádios, sem brigas de torcedores, ou como sempre escrevo, sem os “bandidos” que vestem a camisa do time e dizem que é do coração. Eles merecem ser punidos, presos e não deveriam entrar nos estádios. Alô Justiça, façam valer as leis, porque não queremos mais brigas e mortes entre torcedores. Viva o futebol jogado no gramado.