O dia 8 de agosto de 2023 está marcado com uma grande vitória para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Na Assembleia Legislativa, tivemos o lançamento oficial da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, que será liderada pela deputada Ludmila Falcão (Podemos). A criação desta Frente Parlamentar reflete a importância e o cuidado dos atores públicos e organizações de classe para o desenvolvimento e o fortalecimento da principal força econômica do país: os micro e pequenos negócios. Em solo mineiro, temos mais de 2,3 milhões de empreendimentos, entre micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs), artesãos e pequenos produtores rurais.
Em nossa Belo Horizonte, são mais de 250 mil. Cada um desses empreendimentos é uma centelha de criatividade, dedicação e inovação que contribui para a geração de emprego e renda. Apesar de todos esses pontos significativos, sabemos que o caminho para o sucesso desses negócios é árduo e repleto de desafios. A complexidade das regulamentações, a carga tributária e as barreiras burocráticas muitas vezes podem sufocar a chama empreendedora.
É por isso que, enquanto presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e do conselho deliberativo do Sebrae Minas, venho trabalhando por uma agenda conjunta para alavancar o desenvolvimento dos pequenos negócios em nossa capital e em todo o estado. Defendo uma agenda que abrange tópicos fundamentais, como a educação empreendedora, a tributação justa, a aplicação da lei da liberdade econômica, a desburocratização nos processos de abertura e licenciamento de empresas, entre outros aspectos essenciais.
Através dessa colaboração, temos a oportunidade de criar um ambiente legal mais propício ao florescimento dos pequenos negócios. Eles são a força que impulsiona mudanças concretas em prol do crescimento sustentável. Esperamos que a Frente se comprometa a promover debates construtivos, a articular ações sinérgicas entre os setores público e privado, e a apresentar propostas que contribuam para fortalecer e consolidar os pequenos negócios em Minas Gerais. Enxergamos no Legislativo uma importante arena para colocar os temas prioritários para o setor na agenda pública.
Por isso, nossa CDL/BH, por meio do setor de Relações Governamentais, acompanha de perto os trabalhos das casas legislativas, em âmbito municipal, estadual e federal. A aliança formada por esta Frente Parlamentar será importante para o avanço das proposições legislativas que fortalecem o setor produtivo, simplificam processos e contribuem para o empreendedorismo. Sua atuação também será fundamental para aprimorar ou impedir o prosseguimento de projetos que possam ser prejudiciais ao desenvolvimento dos negócios. Tenho certeza que, com a atuação da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo e das organizações da sociedade civil, reuniremos os esforços necessários para construir um ambiente onde os pequenos negócios possam prosperar, e o empreendedorismo possa, cada vez mais, transformar vidas.