Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Apoio importante
Até o último instante, o influente secretário estadual de Governo, Igor Eto, continua apostando no nome de seu amigo, o deputado Marcelo Aro (PP) como vice na chapa do pré-candidato a reeleição, o governador Romeu Zema (Novo). Só para registrar: Aro é o presidente do Partido Progressistas, o mesmo do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira e do ministro da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira. Ou seja, só peso pesado.

Lacerda na política
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, está fora do pleito deste ano, no entanto, tem comparecido a reuniões fechadas para discutir a disputa ao governo de Minas. Fala-se, inclusive, de sua pretensão de tentar voltar a ser prefeito da capital mineira daqui a 2 anos. A conferir…

Partido sem estrutura
Sem estrutura, o PSDB mineiro patina em sua pretensão de ter candidatura própria ao governo de Minas. Caso escolha esta opção, é bem provável que o “sacrificado” seja o ex-secretário Marcus Pestana, já que ele não teria nada a perder, pois está fora da política a algum tempo.

Política em MOC
Rodas de lideranças municipais foram dissolvidas durante o período de Humberto Souto (Cidadania) à frente da Prefeitura de Montes Claros. Desse modo, ele mesmo tratou de não trabalhar um nome para sucedê-lo. Diante disso, a eleição municipal daqui a 2 anos está completamente aberta.

Anastasia na política
Embora já esteja atuando como ministro do Tribunal de Contas da União, o ex-senador Antonio Anastasia não tem se negado de tratar também de assuntos políticos. Isso pode, gente?

Futuro de Patrus
Designado publicamente como coordenador da campanha de Alexandre Kalil (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PSD), tem sido lembrado para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Ao mesmo tempo, há informação indicando sua candidatura à reeleição como parlamentar. Aliás, o futuro político dele tem sido mais uma preocupação dos seus opositores, já que ele tem um projeto definido.

Novos tempos
Ironicamente, o filósofo Luiz Felipe Pondé disse que a situação do momento é tão esdrúxula que, na web, até uma conversa de um internauta com uma planta gera milhões de acessos, comentários e memes. “Não dá para entender o que está acontecendo com a humanidade”.

Vacinação dos jovens
Do alto de sua experiência, o médico Paulo Saldiva disse que todos conhecem a rebeldia dos jovens sobre a maioria dos assuntos, mas que eles precisam saber da importância da vacinação contra a COVID-19, especialmente entre os adolescentes. Segundo o especialista, esse convencimento é uma tarefa fundamental a ser desempenhada pelos pais e, também, professores.

Imprensa internacional
Autoridades do mundo inteiro estão de olho nos recentes acontecimentos na Nicarágua, onde dezenas de jornalistas foram presos, outros deportados, veículos de comunicação fechados, emissoras atuando sob censura. Uma espécie de apagão da imprensa.

Lula e a eleição
Jornalistas da crônica política de Brasília comentam que o ex-presidente Lula (PT) vai precisar mudar o discurso, pois, até agora, só tem falado do seu passado, de seus ex-governos, mas, na avaliação dos comunicadores, só isso não vai ser suficiente para vencer o pleito deste ano.

Violência policial
Correspondente da Folha de São Paulo, em Nova Iorque, a jornalista Patrícia Campos Mello ao tomar conhecimento da violência policial no Brasil disse que, por enquanto, os EUA continuam sendo o país mais violento do mundo. Cruz credo, gente.

Viciados do Rio
Um estudo realizado pela inteligência de segurança pública no Estado do Rio de Janeiro constata que, enquanto houver consumidores de drogas, o tráfego de entorpecentes nos morros continuará sendo um negócio rentável para um grupo de espertalhões.

Lula x Bolsonaro
Segundo as últimas pesquisas divulgadas sobre a sucessão presidencial, os pobres irão votar no ex-presidente Lula (PT) e as classes mais abastadas preferem a reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). “Que vença o melhor”, ironiza a jornalista Natuza Nery.

Fim da Petrobras?
Economistas de plantão estão estarrecidos com o falatório de representantes do governo contra a Petrobras. Para eles, “a empresa, considerada uma das maiores do mundo no setor petrolífero, pode ter sua imagem arranhada, trazendo problemas sérios para os seus acionistas. A não ser que queiram diminuir a sua importância para depois privatizá-la por preços vis”.

Petrobras 2
O jornalista e presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, disse que, ao longo dos anos, sempre acompanha os debates a respeito da Petrobras e estranha as atitudes do governo de promover mudanças na direção da empresa a todo instante. “Deve-se ter algum plano mais complexo por trás disso, pois estão simplesmente denegrindo a importância dela no cenário brasileiro e internacional”, comenta.

Terceira via no chão
“No tangente à sucessão presidencial, por enquanto, a denominada terceira via continua no chão, sem levantar voo. E isso interessa e muito aos dois principais candidatos: Lula (PT) e Bolsonaro (PL)”. Essa é a opinião do conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Dimas Ramalho, durante entrevista. Sua avaliação pode estar errada, conselheiro.