Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em Contagem
O momento não poderia ser pior para os políticos em geral e isso inclui todos eles. Se antes os parlamentares e ministros eram vaiados, agora, essa realidade estende-se aos prefeitos. Recentemente, a secretária da Prefeitura de Contagem, Luzia Ferreira, se viu em uma verdadeira saia justa ao ter que acalmar a multidão que hostilizava o prefeito Alex de Freitas (PSDB) em um evento. Coisas da vida pública, gente.

Segurança congestionada
Na avaliação do deputado federal mineiro Subtenente Gonzaga (PDT), a Polícia Militar encaminha cerca de 300 mil ocorrências para a Polícia Civil. “A estrutura da Civil não suporta a demanda e termina se formando um gargalo”, comenta.

Sucateamento do SUS
“O sucateamento do Sistema Única de Saúde (SUS) não só em Minas, mas em todo Brasil, está levando autoridades a uma reflexão sobre o atual sistema e problemas que poderão ocorrer”. Essa é a opinião do empresário e candidato ao Senado pelo Partido Novo, Rodrigo Paiva. Ele reafirma a informação que, em determinados casos, um paciente espera até 2 anos para marcar uma simples consulta. Cruz credo, gente!

Grupo Zema
Para os marqueteiros políticos não existe possibilidade do empresário Romeu Zema (Novo) sair perdendo. Ele, como se sabe, é candidato a governador e, se não conquistar êxito nas urnas, valeu a sua inclusão na disputa para valorizar a marca da empresa de sua família: o Grupo Zema. Ano passado, a companhia faturou cerca de R$ 4,5 bilhões. Esse povo de Araxá não é bobo não.

Guerra civil?
O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, disse que está levantando dados para mostrar que, atualmente, morrem mais pessoas no trânsito e nas comunidades do que as vítimas fatais nas guerras civis espalhadas pelo mundo. Cruz credo, pessoal. Será?

Demografia brasileira
Ao criticar as propostas de muitos candidatos à Presidência da República, o jornalista Reinaldo Azevedo ironizou: “Existem muitos candidatos que querem se comparar a JK, só que, naquela época, a idade média do brasileiro era 50 anos, e hoje é 70. O mundo mudou, mas os espertalhões à procura de votos continuam querendo levar vantagens, um horror”, afirma o comunicador.

Invenção da imprensa
Distante da vida pública nos últimos anos, o nome do ex-senador Hélio Costa voltou a ser mencionado pela imprensa para disputar o Senado. Na verdade, nos primeiros debates quando se definiu pela candidatura de Adalclever Lopes (MDB) ao governo de Minas, o nome de Costa sequer foi mencionado para participar desse embate, especialmente, entre os emedebistas. Coisas da política mineira.

Política em Sabará
Político com duas décadas de experiência, Wander Borges (PSB) aceitou o desafio de comandar a Prefeitura de Sabará, na região metropolitana. Porém, segundo pessoas próximas, ele anda de cabeça baixa e desiludido diante de tantos problemas. Os comentários são sobre um possível arrependimento de Borges. Eu, hein?!

Deputado problemático
Além de enfrentar problemas no Tribunal Regional Eleitoral pelo fato de não ter cumprido a cota mínima de 30% de mulheres na chapa para disputar a Câmara Federal, o presidente do Avante, deputado Luiz Tibé, anda em pé de guerra com vários candidatos de seu partido que reclamam: “Ele não cumpre nada que é combinado”. Êta camarada esquisito, gente!

Capital da propina
“Lamentavelmente, o Rio de Janeiro se transformou, de uns tempos para cá, na capital nacional da propina. Um vexame internacional”. Opinião do cientista político, Gaudêncio Torquato.

São Paulo X Alckmin
Na opinião do comentarista político Gerson Camarotti, o candidato a presidência Geraldo Alckmin (PSDB) deveria prestar mais atenção no eleitorado de São Paulo, especialmente, junto ao público feminino que, de certa forma, estaria preterido o nome do tucano.
Cena única – Analisando friamente a informação do jornalista, o ex-governador paulistano está buscando apoio em outros estados, quando no seu próprio terreno a situação não seria tão confortável.

Condenando o Centrão
Experiente, o ex-deputado estadual por São Paulo, advogado militante e comentarista de TV, Airton Soares confessa, em uma de suas muitas falas, que talvez tenha sido um erro o candidato tucano Geraldo Alckmin fazer aliança com os partidos dos denominados “Centrão”. “Os parlamentares dessas siglas não tem o menor pudor. O ex-governador deve estar sentido a realidade”, prevê.

Abaixo aos militares
“É duro. Chega ser difícil conviver com a democracia, mas é importante que ela exista, pois, sem ela, vem o regime militar que, sem sombra de dúvidas, é bem pior”, analisa o historiador Marco Antonio Villa.
Comentário final. Ainda tem muita gente achando que, diante dos problemas atuais, o ideal seria o retorno dos militares ao comando do país. Vê se pode?

Conflitos internacionais
Não são só os venezuelanos que estão fugindo do clima de terror instalado naquele país. A Nicarágua começa a exportar os seus filhos para os vizinhos. Na avaliação da jurista Flavia Piovesan, o país caribenho também está neste processo de migração de pessoas por conta da falta de condições mínimas de sobrevivência. Para ela, o tema já começa a preocupar quase todos dos países da América Latina.

Andrada fora
Depois de muitas décadas como deputado federal, o patriarca da família Andrada, José Bonifácio, está abandonando a vida parlamentar. Mas os outros membros do clã estão a todo vapor, com nomes disputando a Câmara Federal e também a Assembleia Legislativa.

Filhote da ditadura
“O ex-governador de São Paulo Paulo Maluf é o último filho da ditadura a ser condenado e preso por atos de corrupção. Isso depois de décadas de processos correndo na justiça. Mas, antes tarde do que nunca”, ironiza o cientista político, José Álvaro Moisés.

Lacerda ditador?
Ainda repercute, nas redes sociais, uma das frases ditas pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, contra seu ex-aliado e, agora, inimigo político, Marcio Lacerda. Para ele, “Lacerda é um ditador”. Bem, essa palavra tem um sentido realmente amplo. Seria bom o presidente detalhar melhor sobre o tema, não é mesmo, gente?

Operários e a crise
“Sem apoio dos trabalhadores e dos próprios operários, a solução para a crise econômica brasileira fica difícil de ser encontrada, mesmo porque, sem a força do trabalho, nada vai à frente”. Avaliação da candidata ao Senado pelo PSTU, a professora Vanessa Portugal.
Em tempo: Como professora e acostumada a ensinar as coisas certas para seus alunos, Vanessa sabe que resolver problemas macroeconômicos não é tão simples assim.

Jornalistas X Robôs
Depois de pesquisar, analisar e ter em mãos um diagnóstico sobre o assunto, o jornalista e apresentar de TV Marcelo Tas sentenciou: “Tenho uma boa notícia para os jornalistas: a classe não será engolida pelo robôs, ao menos nos próximos anos”. Quem sabe?

Ricos apoiam Bolsonaro
Para o jornalista de Brasília Valdo Cruz, o rico tem um gosto, de certa forma, exótico. Tanto que eles apostam todas as fichas na eleição do presidenciável Jair Bolsonaro (PSC). Porém não são só os ricos, mas também os representantes da classe média têm demonstrado simpatia pelo candidato.