Que a má alimentação pode influenciar muito no bem-estar e saúde, isso todos já sabem. Porém, o que muitos que não levam a sério, é que a obesidade por causar até mesmo a morte na vida do indivíduo. Essa é uma doença que pode ocasionar diversas outras, além de interferir em atividades simples do dia a dia que se tornam mais difíceis, principalmente por ficarmos facilmente cansados e ofegantes. Se quisermos evitar esse problema, precisamos nos lembrar de que a nossa alimentação é, ao mesmo tempo, a causa e a solução para a obesidade. Seguindo uma dieta saudável e adequada é possível perder peso e ainda evitar outros problemas como:
• Colesterol alto;
• Hipertensão;
• Diabetes;
• Gota.
A consultora de saúde Luana Soares explica que alimentos ultraprocessados, como doces, embutidos, frituras e os industrializados são mais densos caloricamente, mesmo em poucas quantidades, uma vez que eles contêm muitas calorias. O ideal é que opte por alimentos mais naturais, como as carnes magras, legumes, frutas e verduras, que além de promover maior saciedade, tem um valor calórico muito inferior, o que ajuda tanto a evitar o acúmulo de peso, como perdê-lo.
Hábitos saudáveis
A reeducação alimentar é um grande passo para se perder peso, mas para que funcione direito é preciso o acompanhamento de um nutricionista. Ele avaliará todas suas necessidades, monitorando sempre os resultados. Somente esse profissional poderá montar uma dieta totalmente adaptada para você, que garantirá que não lhe falte os nutrientes, ao mesmo tempo, em que ajuda a emagrecer.
Dessa forma, você pode começar por:
1. Beber mais água: se hidratar é importante para se livrar das toxinas do corpo, por isso, procure beber ao menos 2 litros por dia;
2. Comer de 3 em 3 horas: assim você estabiliza os níveis de glicose no sangue, além disso, se sentir mais saciado;
3. Aprenda a comer de tudo: naturalmente buscamos comer alimentos que agradam nosso paladar, porém a diversos alimentos que, às vezes, não temos o costume de comer, mas que são ricos em nutrientes e vitaminas.
No entanto, ainda há outras formas de se perder peso de forma natural, que quando associadas a uma boa alimentação, potencializam os resultados, gerando uma maior perda de peso. Além disso, também pode optar por remédios para emagrecer. Os compostos podem ajudar a queimar a gordura, acelerar o metabolismo, reduzir o apetite, diminuir a retenção de líquidos, aumentar o crescimento muscular e melhorar nosso desempenho físico.
Para emagrecer
Luana separou alguns remédios para emagrecer. Eles podem ser divididos por categorias como extratos naturais, aminoácidos, minerais, vitaminas, compostos e hormônios. Alguns dos mais populares são:
• Sibutramina: promove a sensação de saciedade;
• Goji berry: controla os níveis de glicose e insulina no corpo;
• Quitosana: estimula a saciedade e diminui a absorção de gordura;
• Chá verde: acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura;
• Orlistat: impede a absorção de gordura, além de controlar o colesterol.
Exercícios físicos também são de grande ajuda, no site centroclima.org.br os especialistas afirmam que esse é um passo fundamental para perder peso. Os treinos aumentam o gasto calórico, a queima de gordura, além de promover maior hipertrofia muscular e melhor condicionamento físico.
[box title=”O conteúdo deste artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor” bg_color=”#f6f6f6″ align=”center”][/box]