Posse
Na foto, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), participou da posse do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Mauri Torres, e da nova diretoria da corte.
20% DE AUMENTO NO CARNAVAL EM BH
O Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb) divulgou dados do setor hoteleiro em relação ao carnaval na capital. De acordo com os números, a taxa de ocupação dos hotéis de BH e região metropolitana, durante o período, terá uma média de 75% de ocupação, sendo que mais de 100 hotéis já estão lotados. As diárias variam de R$ 85,00, apartamento com uma pessoa, até R$ 300,00. Já o apartamento para duas pessoas está com diárias de R$ 120,00 até R$ 400,00. O levantamento foi realizado em 49 hotéis populares localizados no hipercentro, região Centro-Sul, Pampulha e Cidade Nova.
A estimativa para esse ano é que a hotelaria receba de 10 mil a 15 mil hóspedes. São esperados R$ 4,5 milhões de foliões no Carnaval. Os bares e restaurantes também terão aumento de 20% no faturamento em relação ao mesmo período de 2018.
ATENÇÃO EMPRESÁRIOS
O Sindhorb relata aos nossos representados sobre as negociações coletivas referente à data base de 2017/2018 e os motivos de, até hoje, não ter sido assinada a Convenção Coletiva de Trabalho. Como já informado em vários comunicados enviados à categoria patronal, as negociações com o sindicato profissional se iniciaram no mês de maio de 2017, culminando na audiência junto ao Ministério Público do Trabalho, no dia 24 de agosto de 2018, quando o sindicato laboral retrocedeu totalmente em relação aos avanços alcançados no processo negocial, informando que, dentre outros assuntos, não aceita a regulamentação estabelecida na Lei de Gorjetas, referente às retenções de até 20% e 33%. O Sindicato dos Empregados em Comércio Hoteleiro e Similares de Belo Horizonte (SECHS-BH) demonstrou uma postura extremamente fechada a qualquer negociação com este sindicato patronal, não se dispondo a aceitar quaisquer sugestão apresentada pela nossa bancada, nem mesmo as ponderações do próprio Ministério Público do Trabalho. Dessa forma, o Sindhorb esclarece que as empresas não devem pagar o Programa de Assistência Médica (PAM), estabelecido nas convenções coletivas passadas, tendo em vista que não existe mais instrumento normativo em vigor para regulamentar tal cobrança. Qualquer cobrança dessa taxa, por parte do sindicato laboral, é totalmente indevida. Esclarecemos ainda que a empresa não é mais obrigada a fazer homologação das rescisões contratuais de qualquer empregado, independentemente do tempo de serviço, junto ao sindicato obreiro. As rescisões podem ser feitas na própria empresa ou contabilidade.
Quaisquer dúvidas e pedidos de esclarecimentos também podem ser solicitados junto ao Sindhorb que se coloca à disposição de toda a categoria, pelo e-mail juridico@sindhorb.org.br.
CANAL ABERTO
Central de atendimento à mulher. Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados obriga estabelecimentos comerciais a fixarem, em local público e visível, uma placa divulgando os telefones de atendimento à mulher e do serviço a denúncia de violações aos direitos humanos. A placa deve ter 20 cm de largura por 15 cm de altura e trazer os seguintes dizeres: “Violência, abuso e exploração sexual contra a mulher é crime. Denuncie! Disque 180” e “Violação aos direitos humanos, não se cale! Disque 100”. A deputada Tia Eron (PRB-BA), autora do projeto de lei 10708-18, pondera que o grande número de acessos não significa que os dois serviços sejam conhecidos por toda a sociedade
Câmara Temática de Marketing. O jornalista José Osório Naves, representante da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), da qual é diretor em Brasília, no Conselho Nacional de Turismo, foi eleito coordenador da recém-reativada Câmara Temática de Marketing e Apoio à comercialização daquele colegiado vinculado ao Ministério do Turismo. A eleição, pelo voto direto dos conselheiros, ocorreu durante a 52ª reunião ordinária realizada no Parque Aquático Went´n Wild, na região de Campinas-SP, sob a presidência do ministro do Turismo, que atua na área há mais de 40 anos e que obteve 16 votos contra 10 dados a Márcio Santiago, presidente da Confederação Nacional dos Conventions & Visitors Bureaux. A reativação da Câmara Temática de Marketing visa dar um novo suporte à política de divulgação e comercialização do turismo brasileiro, especialmente, com novas campanhas no exterior e no Brasil, buscando aumentar o fluxo de visitantes, especialmente internacionais, para conhecer o país. (Fonte: CNTur)