Para os amantes do automobilismo, uma boa notícia: a Fórmula 1 começa neste domingo, dia 26, no Circuito de Albert Park, em Melbourne –
Austrália. As expectativas para este ano são altíssimas, afinal a pré-temporada das equipes foram agitadas e com tempos bem abaixo do último ano.
Esta 68ª temporada contará com 20 grandes prêmios, sendo que o GP do Brasil será no dia 12 de novembro, no tradicional autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Em 2017 o grid será formado por 10 equipes, sendo que cada uma conta com dois pilotos, e com quatro campeões mundiais lado a lado – Lewis Hamilton (Mercedes), Sebastian Vettel (Ferrari), Kimi Raikkonen (Ferrari) e Fernando Alonso (McLaren-Honda).
Com as mudanças aerodinâmicas, os carros deste ano diminuíram em média cinco segundos o tempo de volta, se comparado com o ano passado. Além disso, espera-se uma temporada mais competitiva, após anos em que pilotos da mesma equipe é quem disputava o título.
Os treinos da pré-temporada, que começaram em fevereiro, mostraram que 2017 pode ser um ano melhor para Ferrari. Após 10 anos sem conquistar nenhum título, a escuderia apresentou um carro muito competitivo, além de contar com dois dos mais talentosos pilotos do grid: o tricampeão Vettel e o finlandês Raikkonen.
Apesar da melhora da equipe italiana, a Mercedes ainda é a favorita para levar o troféu neste ano. Após a inesperada aposentadoria de Nico Rosberg, o campeão em 2016, a escuderia se reforçou com a chegada de Valtteri Bottas, vindo da Williams, e manteve o tricampeão e favorito para conquistar o título deste ano, Lewis Hamilton.
A saída de Rosberg da Fórmula 1 contribuiu diretamente para o “fim” da aposentadoria do brasileiro Felipe Massa. O piloto, que está na categoria há 15 anos, havia anunciado, no final do ano passado, que não iria mais correr, porém, com a saída de Bottas, seu antigo companheiro de equipe, ele ficou na Williams. Massa será o único brasileiro na categoria e dividirá as atenções com o iniciante Lance Stroll.
Fãs de Fórmula 1
A Fórmula 1 já foi o segundo esporte mais assistido no Brasil na década de 1980 e 1990, tempos áureos dos pilotos Nelson Piquet e Ayrton Senna. Porém de alguns anos para cá, a modalidade vem perdendo a audiência, seja pela falta de competitividade entre as equipes ou por não ter um brasileiro brigando por títulos.
Mas a paixão pelo “ronco” dos motores ainda permanece viva entre alguns brasileiros, como é o caso do médico Fernando Coutinho, 49 anos. Natural de Ponte Nova, ele contou que acompanha a modalidade desde 1981. “Quando era muito jovem ouvia muito falar da família Fittipaldi e da sua tentativa de ter uma equipe brasileira na Fórmula 1. Com a ascensão do piloto Nelson Piquet e a possibilidade dele disputar títulos, comecei a assistir às corridas”.
Como um bom fã do esporte, Coutinho já assistiu sete corridas in loco, sendo quatro no autódromo do Rio de Janeiro e três em São Paulo. “Na última vez, em 2015, fui no Paddock Club, o que permitiu uma experiência diferente, pois tive acesso aos boxes e maior conforto”.
Eloá Lysardo, 21 anos, também gosta de F1. A estudante de direito contou que começou a ver a modalidade quando ainda era criança, por influência do seu pai. “Ele sempre assistia os grandes prêmios na TV e isso me incentivou”. Apesar da pouca idade, ela conta que tem Ayrton Senna como o maior ídolo na modalidade. “Ele foi o maior piloto que já tivemos no Brasil”.
Para 2017, Coutinho disse que está com muitas expectativas depois da mudança do regulamento. “Os carros terão maior aderência mecânica e aerodinâmica. Serão bem mais rápidos, o que exigirá mais dos pilotos e pode ter mudanças também na relação de forças entre as equipes”.
Mudanças no regulamento:
• Largura da asa dianteira aumentou para 1800 mm (180 cm);
• Asa traseira foi reduzida para 150 mm (15 cm) e sua posição mudou de volta por 200 mm (20 cm);
• Ponta das tábuas será antecipada para permitir que as equipes tenham mais liberdade para controlar o fluxo de ar;
• Largura dos pneus dianteiros e traseiros foi aumentada para permitir que os carros ganhem mais aderência mecânica.
Mercedes: Lewis Hamilton//Valtteri Bottas
Red Bull: Daniel Ricciardo//Max Verstappen
Ferrari: Sebastian Vettel// Kimi Raikkonen
Force India: Sergio Perez// Esteban Ocon
Williams: Felipe Massa // Lance Stroll
McLaren: Fernando Alonso//Stoffel Vandoorne
Toro Rosso: Daniil Kvyat// Carlos Sainz Jr
Haas: Romain Grosjean// Kevin Magnussen
Renault: Nico Hulkenberg// Jolyon Palmer
Sauber: Marcus Ericsson// Pascal Wehrlein