Home > Geral > Harry Potter voltou aos cinemas e foi o segundo filme mais visto do Brasil

Harry Potter voltou aos cinemas e foi o segundo filme mais visto do Brasil

Mesmo com sessão única, o longa arrecadou R$ 6,6 milhões na comemoração | Foto: Reprodução

Os fãs da série Harry Potter puderam celebrar os 20 anos de lançamento do primeiro filme, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, assistindo a uma sessão única nos cinemas do mundo todo. A comemoração provou o que já era de conhecimento de muitos: o sucesso astronômico da saga. Mesmo com poucas salas disponíveis, o filme arrecadou cerca de R$ 6,6 milhões só no Brasil, atingindo a marca de segundo longa mais visto no país.

Os números não param por aí. Os livros da série, lançados em 1997 e relançados em diversos formatos, já bateram a marca de 500 milhões de cópias vendidas, estando entre os 10 mais comercializados em todo o mundo. Quando lançado, em 2011, o último filme da saga, “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”, alcançou o recorde de arrecadação mais rápida em bilheterias, chegando a U$S 475,5 milhões em apenas um final de semana. O faturamento total dos filmes somente nos cinemas ultrapassa a casa dos bilhões.

Devido à pandemia de COVID-19, o presidente do Potter Club, fã clube oficial da saga em Belo Horizonte, Gilmar Parreira, teve dúvidas se, dessa vez, os apaixonados pela série conseguiriam estar presentes. “Assim que soltamos a notícia, todos ficaram empolgados e isso nos motivou a planejar um momento inesquecível para os fãs. Já tivemos eventos semelhantes, mas depois de 20 anos, estar no shopping do qual eu assisti ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ pela primeira vez, com 6 anos, foi muito especial”.

Pessoalmente, a saga tem uma grande importância em sua vida. “Foi onde eu me encontrei como pessoa. Sempre fui muito deslocado e essa paixão por Harry Potter me ajudou a encontrar amigos, minha profissão e a realizar inúmeros sonhos. A história aborda diversos temas que são relevantes para muitos e cada um se identifica de alguma forma. Além de retratar um mundo de magia no qual todo mundo gostaria de viver”.

Essa identificação é o que fez a auxiliar administrativo, Dayane Ribeiro gostar tanto da saga. Ela conta que os livros e filmes de Harry Potter foram um refúgio fundamental em situações delicadas de sua vivência. “Meu amor pela série começou assim que ela estreou. Lembro que escolhi esse porque era o único filme para minha idade em cartaz. Mas fiquei fascinada. Com 8 anos, sabia que havia encontrado uma pessoa que, assim como eu, estava passando por momentos difíceis na sua infância”.

A saga ajudou Dayane a superar episódios de bullying, abuso sexual e psicológico. “Achei nos filmes uma válvula de escape. Eles são meu porto seguro, pois, quando eu sofria na infância, me colocava em um mundo de fantasias. Foi a maneira que encontrei de fugir do que eu passei e amenizar o impacto de tudo. Todas as vezes que me sinto mal, não quero pensar em nada e ficar bem, coloco o áudio livro ou assisto alguma produção. Também estou sempre participando de clubes de leitura. E cada vez é uma nova experiência”.

Retornar aos cinemas 20 anos depois trouxe uma sensação de nostalgia. “Mas dessa vez foi diferente. Antes, eu era a criança que mal cabia na cadeira. Hoje, sou mais forte em vários sentidos. Quando comprei o ingresso e entrei na mesma sala de exibição de duas décadas atrás, não contive as lágrimas. Mas, foi uma emoção diferente”, relata Dayane.

A magia do Natal

A comemoração oficial do fã clube foi no Minas Shopping, região Nordeste de Belo Horizonte. O momento foi oportuno, haja vista que a decoração de Natal deste ano é inspirada na saga Harry Potter. Um casamento perfeito, segundo a gerente de marketing do espaço, Ana Paula Alkmim. “É um tema forte e que agrada diferentes gerações. Além disso, o tema natalino é sempre abordado nos filmes do bruxinho. Ele é um personagem carismático e que coloca o amor e o bem acima de todo o mal. Só isso já é uma boa referência para a atualidade”.

A resposta dos fãs surpreendeu toda a equipe. “E a cada dia nos choca mais. Já imaginávamos que seria um sucesso, porém, a aceitabilidade do público está superando nossas expectativas. Fazer a sessão no Minas foi incrível, tivemos três salas de cinema cheias, ao todo, foram 550 espectadores. A maioria veio com trajes dos personagens dos filmes. Mesmo após 20 anos, a atmosfera que Harry Potter mantém nas pessoas é impressionante”, conclui Ana Paula.