Home > Editorial > Rodrigo Pacheco apoia a PMMG

Rodrigo Pacheco apoia a PMMG

Por décadas, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) é avaliada como uma das mais eficientes do país, tanto em suas ações quanto na destacada disciplina de todos os integrantes. Contudo, a manutenção de mais de 45 mil homens, que realizam o patrulhamento e a segurança ostensiva em todos os mais de 800 municípios mineiros, não é uma tarefa fácil e essa realidade é do conhecimento de todos.

O Governo do Estado de Minas, como provedor de recursos à manutenção das Forças de Segurança, incluindo a PMMG, nem sempre tem disponibilidade financeira para os investimentos que permitiriam uma maior efetivação das atividades. Por exemplo, a aquisição de novas patrulhas motomecanizadas se faz necessária, uma vez que essa ferramenta torna mais eficiente o serviço do policial, mediante complemento de aparelhos de comunicação, como rádios móveis e outros dispositivos.

Embora esteja envolvido com os problemas de ordem nacional, em função do cargo que ocupa, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), proporcionou a liberação de R$ 1 milhão destinado a investimentos em ações de segurança pública e melhoria das condições de trabalho dos policiais.

A assessoria de Pacheco antecipou que o montante de R$ 982,7 mil havia sido liberado por intermédio do Ministério da Justiça e da Segurança Pública e que o restante já estava a caminho. A verba vinda de Brasília faz parte da denominada emenda parlamentar individual, do orçamento federal.

Quando informou sobre a liberação de recursos ao comando da PMMG, o senador mineiro acrescentou que “é primordial adotar medidas para equipar com o aparato mínimo necessário à Polícia Militar de Minas para que, assim, ela atue diante dos enormes problemas de segurança pública do estado”. Ele acrescentou ainda que foi em função dessa realidade que apresentou a emenda. “Ela possibilita a aquisição de viaturas policiais equipadas com rádios, dispositivos sonoros e luminosos, resultando nas ações da corporação e, também, no sucesso para garantir a ordem pública e a segurança de todos os mineiros”.

Essa decisão de atender coletivamente a um grupo hegemônico do nosso estado, direcionando valores à PMMG, é ocorrência merecedora de efusiva amabilidade diante da atitude de Pacheco. Para além desta constatação, é oportuno convidar todos os parlamentares mineiros, especialmente os outros dois senadores, Antonio Anastasia (PSD) e Carlos Viana (PSD), a se engajarem nessa trilha de apoio para que haja o prosseguimento de diminuição dos índices de violência em Minas. Afinal de contas, para haver o pleno crescimento econômico, os empreendedores precisam assegurar a manutenção de alguns itens e um deles é a segurança de seus funcionários.

A população só se sentirá mais protegida quando a atual situação de desalento for minimizada, mediante a geração de emprego e distribuição de renda aos menos favorecidos. Outrossim, enquanto se espera por isso, a possibilidade de investimento na PMMG é fundamental, pois reforça a esperança na busca pela paz e a conquista de mais liberdade de ir e vir de todos.