Além da mudança no clima, no verão também há algumas mudanças no comportamento financeiro dos brasileiros, a pesquisa “Verão 2024/2025”, da Opinion Box, revela que 66% das pessoas costumam gastar mais dinheiro no verão do que no resto do ano. Este comportamento de consumo tem se intensificado nos últimos anos. A maioria dessa parcela (63%) que relata gastar mais durante o verão indica as férias e as viagens como os principais fatores que influenciam esse aumento nas despesas, seguido de aproveitar ofertas e promoções da época (41%), fazer compras de Natal (38%) e por causa do 13º salário (25%).
O estudo conclui que 33% das pessoas preferem fazer compras no verão do que em outras estações do ano. A economista Paula Albuquerque diz que esse hábito está ligado principalmente ao clima, ao estilo de vida e às atividades típicas da estação. “O verão é a temporada de férias escolares e viagens, o que faz com que muitas pessoas aproveitem para comprar novos itens, como malas, calçados, roupas para passeios e produtos de cuidado com a pele. Além disso, o comércio costuma lançar promoções específicas para o verão, com descontos em roupas e produtos relacionados à estação”.
61% dos entrevistados responderam que concordam que a moda do verão é mais confortável e melhor de vestir. 74 % deles acham as peças confortáveis, 30% acham bonitas e para 30% elas são acessíveis. Os itens mais procurados pelos brasileiros são os protetores solares (55%), chinelos e sandálias (44%) e bermudas e shorts (41%).
Para a saúde e bem-estar, 47% das pessoas disseram que se cuidam mais no verão, contra apenas 10% que se cuidam menos. Durante a estação, 43% acham que as pessoas ficam mais bonitas, 33% fazem dieta para estar com um bom corpo e 27% cuidam mais da saúde. “A época é associada à busca por saúde e bem-estar, o que aumenta a demanda por produtos relacionados a cuidados pessoais, como cosméticos, protetores solares, e equipamentos para atividades físicas ao ar livre, como raquetes de frescobol ou roupas para academia”, diz Paula.
Um dos motivos desse aumento no consumo são as publicidades desse período, que podem influenciar a percepção dos consumidores de maneiras variadas. 64% acreditam que as propagandas e comerciais são mais chamativas que a de outras épocas, 57% consideram mais criativos e 50% acham que dão mais vontade de comprar. Para o gerente de marketing, Pedro Castanheira, o verão é uma estação associada a cores vibrantes e ambientes alegres. “As marcas costumam usar paletas de cores mais vivas e imagens de cenários de praia, céu azul e paisagens tropicais, criando uma sensação de frescor e descontração. Esse apelo visual torna as campanhas publicitárias mais atrativas e envolventes”.
“As campanhas, muitas vezes, se concentram em emoções e experiências positivas, como relaxamento, diversão e convivência social. Ao promover esses sentimentos, as marcas conectam seus produtos a momentos agradáveis e inesquecíveis, incentivando o consumo impulsivo. Além disso, durante a estação, as pessoas estão mais expostas às redes sociais, onde influenciadores digitais e marcas promovem tendências de moda e destinos turísticos. Isso leva os consumidores a se inspirarem para novas compras que condizem com a estação”, explica o gerente de marketing.
Em relação às viagens, o relatório mostra que 80% dos brasileiros têm o hábito de viajar no verão, com 40% dos entrevistados afirmando que planejam uma viagem nesta estação, enquanto apenas 7% não têm intenção de viajar nesse período.
Dentre os que costumam viajar no verão, a maioria (71%) viaja com a família e 32% com companheiros. Mais da metade (58%) opta por destinos em outros estados do Brasil, enquanto 31% escolhem cidades dentro do próprio estado. Além disso, 54% das viagens são motivadas pelas férias escolares, 45% são influenciadas pelas condições climáticas e as altas temperaturas típicas dessa estação e 13% por ser uma época badalada.