Home > Vigílias > Vigílias – 31 de agosto a 7 de setembro de 2024

Vigílias – 31 de agosto a 7 de setembro de 2024

Governo sem ação

Assessores do presidente da Câmara Municipal e candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), estão fazendo uma varredura para saber quais foram os investimentos da administração Romeu Zema (Novo), especificamente na capital mineira. “Por enquanto, a busca no Portal da Transparência não tem muita novidade”, dizem.

 

Eleição de 2026

Voltou a circular nos meandros da política mineira a possibilidade de o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, ser candidato ao governo de Minas, em 2026. Essa lista continua crescendo e tem ainda o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD); do vice-governador Mateus Simões (Novo); e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

 

OAB-MG

No segmento da advocacia mineira, informações apontam que o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Sérgio Leonardo, efetivamente não almejaria mais disputar a sua própria reeleição, ficando à disposição para a Ordem no âmbito nacional. A ver.

 

Minas sem representação

“A falta de prestígio dos mineiros perante o governo federal é uma realidade gritante. Há apenas o titular da pasta de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). Essa cota de apenas um representante é a mesma de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que também possui um ministério. Temos saudades da época em que nosso Estado era mais respeitado nacionalmente”. Opinião do ex-deputado federal Aloísio Vasconcelos.

 

Sucessão, lá e cá

Enquanto se discute o pleito às prefeituras mineiras, no âmbito da Assembleia Legislativa, dois assuntos se avolumam. Um deles é sobre os indicados às duas vagas para Conselheiro do Tribunal de Contas. Agora, também falam a respeito da sucessão da Mesa Diretora. Por enquanto, não tem sido cogitado alguém com chances de enfrentar o projeto de reeleição do atual presidente, Tadeu Martins Leite.

 

Sem religião

O candidato à Prefeitura de BH, Carlos Viana (Podemos), evita ser visto constantemente em torno dos membros de igrejas ditas protestantes. Ele espera não ser rotulado como um radical evangélico, porque existe uma gama enorme de católicos o apoiando. Será?

 

Política internacional

O ex-deputado Emerson Kapaz, durante um debate na TV, alertou: “se a comunidade internacional não tiver habilidade para intervir, a guerra civil na Venezuela pode começar a qualquer momento”.

 

Imposto exagerado

“A decisão do Congresso em adiar a regulamentação da reforma tributária pode ter sido uma maneira de esconder a verdade. É que a carga de impostos no Brasil pode alcançar a margem de 28%, sendo uma das mais elevadas do mundo”, vaticina o economista Marco Antônio de Lacerda.

 

Ucrânia X Rússia

Ao avaliar o prolongado conflito entre Rússia e Ucrânia, a jornalista Vera Magalhães pontuou: “pelos números revelados através da imprensa mundial, a Ucrânia já recebeu ajuda internacional suficiente. A partir de agora, terá de lutar usando as suas armas disponíveis, visto que as autoridades dos países aliados estão exauridas”.

 

Energia mais cara

A seca deve causar o indesejado aumento nas contas de energia, pois mais da metade do abastecimento é feito pelas usinas hidrelétricas. Essa é a avaliação de vários técnicos do governo federal. Ufa.

 

Eleições americanas

“Analisando os temas discutidos pelos candidatos Republicanos e Democratas na eleição dos Estados Unidos, fica claro que o assunto relacionado à economia é tratado com enorme superficialidade”. Comentário do economista Gesner de Oliveira.

 

Dominando o mundo

O apresentador Marcelo Tas avalia que algumas empresas, como Telegram, irão dominar o mundo nos próximos dez anos.

 

Político observador

Disposto a retornar à vida pública, o empresário e ex-senador Clésio Andrade pretende se manter discreto neste pleito, mas logo após o período eleitoral deverá iniciar o seu giro em torno das lideranças municipais. A conferir.