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WhatsApp segue como principal canal de venda dos pequenos negócios mineiros

Para especialistas, empresas precisam ter como obrigação o atendimento no WhatsApp | Foto: Reprodução/Internet

Dados de uma pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), mostram que mais de 70% dos pequenos negócios mineiros usam as redes sociais, aplicativos ou a internet para vender seus produtos e serviços. O WhatsApp, aplicativo (app) de serviço para troca de mensagens, foi o canal mais utilizado pelos mineiros no final do ano passado para as vendas on-line.

De acordo com o estudo, 88% dos mineiros afirmaram fazer uso do app em suas vendas. Enquanto isso, o Instagram é utilizado por metade (54%) dos entrevistados, seguido pelo Facebook, (36%). O WhatsApp for Business, versão comercial do app, é o mais utilizado pelas empresas (63%) e o Google Meu Negócio por 37%.

Os dados apontam que a pandemia intensificou ainda mais a relação comercial dos pequenos negócios mineiros com as redes sociais. Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados investem em propagandas pagas no Google, Instagram ou Facebook. Além disso, apenas 31% das empresas mineiras tinham um sistema de gestão integrada (software ou aplicativo), conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) – ferramenta que orienta o dono do negócio a melhorar processos internos e integrar setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

Para o analista do Sebrae Minas Júnio Enes, o fomento do WhatsApp como canal de vendas se dá pela migração dos consumidores para o digital. “O app tem se tornado uma ferramenta popular pela facilidade de manuseio e operação, tanto pelos clientes quanto pelos empreendedores. As redes sociais se tornaram um ambiente de negócios e as empresas utilizam estratégias para se conectar, vender e se relacionar com os clientes. Também é importante elucidar que o Brasil é um dos países que mais fica conectado, sendo que o WhatsApp é a mídia mais acessada até o momento”.

Ele acrescenta que as empresas que não entenderam essa tendência, ficaram para trás. “Conhecer o cliente e compreender em qual canal ele quer ser atendido é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, as companhias funcionam para atender o consumidor. Podemos perceber que o recurso de enviar dinheiro pelo app, realizar a venda, etc sinaliza a grande aceitação do mercado. Observamos diversas pesquisas nas quais o gráfico sempre cresce demonstrando a adesão da ferramenta no país”.

Conectando

O especialista em marketing e vendas Juliano Martins afirma que as pessoas no Brasil estão usando a plataforma para melhorar suas vidas pessoais e profissionais. “Atualmente, existem tecnologias, como os chats bots (robôs), que automatizam suas respostas 24 horas por dia, garantindo um retorno rápido ao consumidor e um padrão de resposta”.

O robô de automação foi uma saída para a manicure Graziele Meire. A procura pelo WhatsApp era tanta que ela não conseguia dar conta. “Ou respondia as clientes para marcar os procedimentos, ou atendia as que já estavam marcadas. Entrei em contato com uma agência de marketing e descobri o robô. Uso o próprio WhatsApp, porém a automação filtra o que a pessoa precisa. Quando pego meu celular, basta checar o horário e confirmar. É muito prático. Foi um investimento que valeu a pena”.

Martins reforça que é preciso organização. “A pessoa deve usar a tecnologia para garantir um padrão de atendimento. Além disso, é necessário que haja um planejamento que inclui o contato com o cliente e uma estratégia de marketing. Acredito, inclusive, que vai chegar o dia em que as redes sociais e, principalmente, o WhatsApp, serão as únicas formas de interação entre empresa e cliente”, conclui.