Segundo dados preliminares do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), este ano, serão mais de mil candidatos a vereador na capital mineira, representantes de 3 dezenas de partidos de todas as ideologias. Neste universo, às vezes, fica até difícil o cidadão fazer a escolha por causa da intensidade da campanha eleitoral a ser empreendida a partir de agora, especialmente quando começar o horário gratuito na rádio e na TV.
Devido à pandemia, em 2020, os candidatos à Câmara Municipal de Belo Horizonte vão ter de usar a criatividade para convencer os votantes. No decorrer da campanha os eleitores terão a oportunidade de conhecer os mais variados nomes. Alguns já conhecidos e que buscam reeleição, especialmente os representantes de igrejas evangélicas que, dificilmente, perdem a preferência.
Muitas opções
Depois de algum tempo afastado da vida pública, Petronio Matias, que já foi deputado estadual por duas legislaturas, está de volta. Filiado à Rede Sustentabilidade, ele almeja usar sua experiência como parlamentar para se dedicar as demandas cotidianas exclusivamente de Belo Horizonte. Neste hiato entre vida particular e atuação como deputado, Petronio conseguiu se tornar um empresário bem-sucedido e se diz pronto para defender os interesses da população, pois considera que a cidade tem de se preparar para o futuro em todos os aspectos. Para os entendidos dos bastidores, nomes como o de Petronio chegam para enriquecer o meandro político, porque se trata de uma junção de político-empresário-sucesso.
Área jurídica
Também entre as muitas novidades está à postulação do advogado Vicente Amorim (PSL). Conhecido nos meios jurídicos há 40 anos, ele continua sendo incentivado por pessoas próximas ao candidato a prefeito Bruno Engler (PRTB) que, por seu turno, recebe o apoio direto do presidente Jair Bolsonaro. Amorim é ex-presidente do conhecido Automóvel Clube de BH e ex-integrante cúpula da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Possui uma plataforma de ideias diversificadas e, se eleito, pretende atuar em defesa das obras prioritárias para o município, buscando a recuperação de praças e dos parques públicos. Ele defenderá ainda a melhoria dos atendimentos nas unidades de saúde e, por fim, se diz um patrono de um modelo de segurança que traga tranquilidade para os moradores da cidade.
No Barreiro
Formado em publicidade e pós-graduado em marketing político pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Wanderley Porto (Patriota) tem focado sua campanha, prioritariamente, na região do Barreiro, a rigor, o maior colégio eleitoral de BH. Ele já foi assessor parlamentar e chefe de Gabinete na Câmara de Vereadores, assim como também na Assembleia Legislativa. Na municipalidade, já exerceu funções importantes, inclusive de secretário adjunto da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Contudo, a ligação mais expressiva de Wanderley com macrorregião aconteceu quando ele se tornou assessor de Comunicação da Regional da PBH, no Barreiro. “Quero ser um vereador para a cidade toda, mas com projetos que contemplem os interesses de pessoas do nosso bairro”, diz quando questionado sobre sua atuação.
Segmento da saúde
O influente setor da saúde, certamente, terá médicos, dentistas e enfermeiras e outros profissionais da área na lista de pretendentes ao pleito da edilidade de 2020. Um deles é Marco Aurélio Bomfim, que decidiu testar sua popularidade depois de anos a fio atendendo como cirurgião dentista. Ele é candidato pelo Rede Sustentabilidade e comenta: “como profissional do ramo, tenho a proposta de cuidar da saúde física, mental e espiritual da população de nossa capital, oferecendotambém atenção aos idosos e preservação do verde e atenção a animais abandonados. Para tal, pretendo propor parcerias da iniciativa privada com a prefeitura”, disse.
Comunidades terão vez
O período eleitoral é uma oportunidade das manifestações populares, na qual o povo através do voto universal escolhe suas lideranças com a finalidade de representar os reais interesses de todas as classes sociais.
Neste particular, serão muitos os nomes a adentrarem nesta disputa. Inclusive, o líder comunitário Lucio Bocão (PSDB), que já foi vereador e, agora, pretende retornar à Câmara. Ele é ligado aos movimentos sociais na comunidade da Cabana do Pai Tomás e regiões adjacentes, região Oeste de BH. Bocão, como é conhecido, se firmou com um autêntico representante dessas lideranças ao longo dos anos.