
Entre os dias 3 e 5 de abril, Janaúba, no Norte de Minas, será a sede da segunda edição da Mostra Gorutuba de Cinema. O evento será realizado na Praça Viva Vida, no Centro do município, e a programação está disponível no Instagram @artemovimento.online e no site arteemmovimento.org.
A coordenadora-geral do evento, Patrícia Antunes, conta que as expectativas são boas. Um dos motivos é o maior interesse do público pelo cinema brasileiro, após o fenômeno causado pelo filme “Ainda Estou Aqui”. “Antes, as pessoas não conheciam muito a produção nacional. A partir disso, o público passou a ver essas pessoas que fazem cinema há anos”.
Patrícia lembra que o município não possui uma sala de cinema há 40 anos. “O retorno dos espectadores após a primeira edição, realizada em 2021, foi positivo. Muita gente nos procurou para agradecer por termos levado a oportunidade de famílias inteiras assistirem a um filme em uma tela grande pela primeira vez. Para este ano, estamos trabalhando para oferecer uma experiência que vai impressionar o público com a melhor qualidade possível”.
Programação
Cerca de 30 filmes serão exibidos durante a Mostra, entre eles a estreia do curta-metragem “Casamento Gorutubano: Um Resgate Histórico”, baseado nas memórias ancestrais do povo Gorutubano. Esse povo originário do Norte de Minas Gerais é de ascendência cafuza ou caboré, resultado da mistura entre índios Tapuias e negros fugidos das senzalas no Sul da Bahia, que se estabeleceram no Vale do Rio Gorutuba, tornando-se conhecidos como os Gorutubanos.
Outro filme que será exibido é “Marte Um”, indicado pelo Brasil para a disputa do Oscar de 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional. A iniciativa também contará com a participação do Festival Cine Cipó, conhecido por sua curadoria focada em temáticas socioambientais, etnográficas e questões vitais como gênero e direitos humanos. O festival celebra a memória de Waldir Palhinha, patrono do projeto, e ainda trará apresentações musicais, espetáculos teatrais, rodas de conversa, barraquinhas e artesanato.
A coordenadora espera que a Mostra contribua para a formação de um público interessado em consumir e produzir cinema na região. “As sementes que plantamos estão se difundindo, e desejo que, daqui a alguns anos, mais pessoas entendam o que é o cinema nacional e que tenhamos um polo de produção na região”.
“Para esta edição da Mostra, esperamos que os 300 lugares da nossa arena estejam lotados nos três dias. Além disso, teremos barraquinhas com artesanato e gastronomia locais, além de atrações infantis. O evento será para toda a família”, finaliza.
Serviço: 2ª Mostra Gorutuba de Cinema
Data: 3 a 5 de abril
Local: Praça Viva Vida
Endereço: Rua Maurício Augusto de Azevedo – Centro
Entrada franca