A corrida eleitoral em Nova Lima está marcada por um cenário de favoritismo do atual prefeito João Marcelo (Cidadania), que tem se destacado nas pesquisas de intenção de voto. De acordo com sondagem do DataTempo (registro no TRE-MG 06142/2024), divulgada em 30 de abril, o chefe do Executivo alcançou a marca de 75,8% da preferência dos eleitores, confirmando os resultados prévios do levantamento encomendado pelo Jornal Banqueta/121 Labs, que apontou 72,06% de apoio ao prefeito. As duas sondagens destacam que o pré-candidato larga na frente e com ampla vantagem.
João Marcelo tem uma aprovação de quase 90%, segundo a pesquisa DataTempo, o que é um reflexo do reconhecimento popular do trabalho realizado pela sua administração. Essa alta aprovação é uma vantagem significativa na corrida eleitoral e o consolida como favorito para a reeleição. O apoio popular ao prefeito evidencia a satisfação com a gestão atual e mostra uma base de apoio consistente que o coloca em uma posição de destaque na disputa.
Entre os possíveis adversários, surge Vitor Penido (PL), um nome tradicional na política local que já foi prefeito de Nova Lima por seis vezes, além de deputado estadual e federal. Sua candidatura, caso confirmada, promete acirrar a disputa, especialmente entre os eleitores mais antigos e nostálgicos de suas gestões passadas.
Além de Vitor Penido, o Partido dos Trabalhadores (PT) também pretende lançar um candidato próprio, buscando oferecer uma alternativa de esquerda à administração atual. O nome ainda não foi definido, mas o partido espera mobilizar uma base de apoio que tem se mostrado fiel e engajada em eleições anteriores.
Em Nova Lima, pelas avaliações do momento, haverá um candidato de extrema-direita, com Vitor Penido; de esquerda, com o indicado do PT; e um fora dos dois extremos, com João Marcelo, que disse em entrevista recente não ter interesse em garantir o apadrinhamento político de figurões do cenário federal durante a campanha dele no município.
Embora as pesquisas demonstrem um quadro favorável para João Marcelo, que parece ter conquistado o eleitorado com uma administração bem avaliada, a presença de adversários experientes e a força de partidos tradicionais garantem que a disputa eleitoral em Nova Lima será intensa.