Sanduíche de pão com pão
Encerrado o prazo para filiação partidária, agora é hora da formação de alianças para quem almeja participar do pleito eleitoral deste ano. No momento, comenta-se a respeito da possibilidade de união entre PSDB e MDB, com os nomes de João Leite e Gabriel Azevedo, respectivamente. Essa junção teria a finalidade de tentar angariar algum tipo de prestígio, o que não seria fácil, pois, as siglas são parecidas ideologicamente. A aproximação seria uma espécie de sanduíche de pão com pão.
Apoio a Engler
Em Brasília, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) ficou irritado ao ser indagado sobre qual o nome teria o apoio dele na disputa pela Prefeitura de BH. “Já declarei e volto a repetir que o deputado Bruno Engler (PL) tem o apoio de nossa família”, vaticinou.
Sucessão em Nova Lima
Não se confirma, mas também ninguém desmente que o ex-prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, estaria impedido pela lei de disputar o pleito local este ano.
E agora, governador?
A informação que grande parte dos elevadores da Cidade Administrativa estariam parados por falta de manutenção correu o Brasil. Isso não foi nada bom para a imagem do governador Romeu Zema (Novo), afinal, os cabos dos equipamentos se encontravam nesta situação há vários meses, demonstrando desmazelo por parte do poder público.
Faemg renovada
Desde que assumiu a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o produtor rural Antônio de Salvo, tem anunciado que sua prioridade é incrementar os temas de interesse da classe no interior do Estado. Mas, ultimamente, o presidente também estaria sentindo necessidade de informar sobre as suas ações em Belo Horizonte, porque é o grande centro consumidor dos produtos vindos dos municípios mineiros.
Gerdau X ArcelorMittal
Um levantamento informal comprova que as ações da Gerdau, em consonância com os interesses das comunidades mineiras, especialmente nas áreas de cultura e esporte, estão bem à frente de sua rival, a ArcelorMittal.
Rodovias deterioradas
A imprensa mineira tem noticiado a situação das rodovias estaduais de Minas Gerais, diante de tantos buracos e falta de manutenção. No entanto, o governo federal também deveria ser criticado, pois são inúmeros trechos das vias que mais lembram um “queijo suíço”.
Vice-governador
As discussões relacionadas à sucessão em Belo Horizonte fazem parte da agenda do vice-governador Mateus Simões (Novo). Mas, segundo amigos, não são prioridades, pois seu projeto tem foco nas eleições majoritárias de 2026.
Política em São Paulo
“O setor da segurança pública e de saúde têm tirado o sono do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). São temas que mexem diretamente com a população e carecem de uma atenção mais expressiva do chefe do Executivo estadual”. Opinião do cientista político e comentarista Mauro Paulino.
Centrão X Planalto
Segundo apuração da jornalista Ana Flor, o relacionamento dos deputados do centrão, em Brasília, ficou estremecido depois que o presidente Lula (PT) vetou o artigo que permite a “saidinha” dos presos. A tendência é que seja derrubado pelos parlamentares na Câmara Federal.
Discurso de ódio
“Em todos os países, o discurso de ódio que permeia o poder público, complica o desenvolvimento econômico, inclusive aqui no Brasil”, sentenciou o ex-deputado Emerson Kapaz.
Eleição em Goiânia
Sobre a popularidade do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o cientista político Sérgio Fausto deu o seu veredito. “Ele está tomando a dianteira para se tornar o preferido da extrema-direita no pleito presidencial de 2026. Caiado não tem popularidade para levar o projeto adiante”.
Deputados X Supremo
Jornalistas da crônica política de Brasília categorizam: “os deputados de oposição, os mais barulhentos, estão deixando as críticas ao governo no ‘banho maria’, para centrar foco contra o Supremo Tribunal Federal (STF)”.
Assunto internacional
“A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas tende a ser minimizada, diante das atenções voltadas para o novo conflito entre israelenses e iranianos”, avaliam os comentaristas internacionais.
Governo X Parlamento
Na virada do ano, assessores diretos do governador Romeu Zema (Novo) apostavam firme que os parlamentares mineiros aprovariam o Regime de Recuperação Fiscal, para possibilitar a negociação da dívida de Minas com a União. Como a matéria era muito polêmica, os espertos deputados enrolaram o Palácio Tiradentes e o assunto passou a ser negociado diretamente pelo presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
Redes sociais
Metade dos políticos em Brasília, e também os deputados estaduais, são eleitos com a força das redes sociais e mediante o incremento do discurso de ódio. A regulamentação das redes sociais é algo que não interessa a eles.
Aquecimento global
O economista Gesner Oliveira foi indagado a respeito de como levar à frente o projeto contra o aquecimento global. “Essa discussão tem de ser feita sem interferência ideológica e sem revanchismo”.
TSE X Moro
Palpiteiros de plantão acreditam que o processo de cassação do senador Sérgio Moro acontecerá de maneira afirmativa, quando for votado no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).