Estamos nos aproximando da data comemorativa mais importante para o comércio varejista: o Natal. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é que, ao longo do mês de dezembro, a data impulsione as vendas e tenhamos um faturamento de quase R$ 2,5 bilhões na economia. A intenção dos consumidores da capital mineira é investir, em média, R$ 520 nas compras dos presentes. Já os lojistas estão otimistas com as vendas: 49,5% acreditam que este ano será melhor que o passado.
O cenário é bastante propício para que isso aconteça, afinal, a cidade vem de um histórico de redução da inadimplência dos consumidores, aumento da massa salarial e queda do desemprego. Para além do olhar econômico, é fundamental que a segurança pública esteja em plena atividade para que os consumidores se sintam protegidos ao irem às compras.
Em Belo Horizonte, há mais de 15 anos, a CDL/BH é parceira da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na Operação Natalina, uma ação que tem como objetivo coibir atos criminosos, especialmente furtos e roubos, durante o período das festividades. A edição 2023 foi lançada no dia 24 de novembro, na Praça da Liberdade. Ao todo, um efetivo de quase 8 mil policiais e mais de 2 mil viaturas irão reforçar o patrulhamento nos principais corredores comerciais dos municípios mineiros até 31 de dezembro. Pela primeira vez, a operação foi ampliada para todo o estado. Um grande esforço do governo Romeu Zema para proporcionar a todos os mineiros a sensação de segurança em momentos de grande movimentação.
Desde a Black Friday temos um aumento do fluxo de consumidores circulando pelos centros comerciais. Infelizmente, pessoas de má-fé aproveitam dessa grande movimentação, e uma possível desatenção do lojista e do consumidor, para agir e praticar roubos e furtos. Por isso, é importante que as pessoas tenham conhecimento de ações preventivas para diminuir as chances de ações criminosas.
Para disseminar o conhecimento sobre esse comportamento defensivo, iremos distribuir junto com a Polícia Militar, 15 mil cartilhas em todas as regiões de Belo Horizonte. O material contém importantes dicas para consumidores e lojistas se prevenirem de furtos e roubos. São conselhos práticos que fazem a diferença como, por exemplo, planejamento de dia e horário para compras, evitar transitar com grandes quantias de dinheiro em espécie e optar pelo comércio formal para adquirir os produtos.
Aos lojistas aconselhamos uma decoração que não atrapalhe o campo visual da porta e demais pontos, exposição dos produtos mais caros no fundo da loja, caixa com barreira de segurança e ações conjuntas com os comerciantes vizinhos, como abertura e fechamento de lojas no mesmo horário.
Todas essas atitudes, resguardadas pela Operação Natalina, certamente farão um Natal seguro para consumidores e comerciantes. Torço para que tenhamos uma temporada de festas em harmonia e com boas vendas, afinal, o bom desempenho do comércio varejista no fim de ano nos garante um início de ano mais tranquilo, com postos de trabalho mantidos, renda em circulação e consumidores ativos. Que venha um Natal seguro e próspero.