Com o objetivo de atrair compradores de todo o Brasil e da região metropolitana de Belo Horizonte, o Barro Preto Fashion Day, tradicional evento do Polo da Moda mineira, chega à sua 13ª edição em 2022. O evento, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap) e Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva BH), marca a volta 100% presencial dos desfiles das coleções primavera-verão, criadas por estilistas das consagradas marcas no estado.
O evento gratuito tem como atração principal, no primeiro dia, o desfile de moda, às 17h, enquanto que, no segundo, as atividades se iniciarão a partir das 10h.
“É o momento de as marcas mostrarem as cores, estampas e modelagens que serão usadas na próxima coleção. Apresentamos tendências e despertamos desejo, fazemos olhos brilharem e sonhos nascerem. Moda é arte, cultura, vaidade e autoestima. Ter tantas marcas respeitadas na passarela é também a demonstração de união entre associações, como o Sincateva BH e a Ascobap”, explica o presidente do Sincateva BH e diretor da Fecomércio-MG, Lúcio Emílio de Faria Júnior.
Ele acrescenta que o Barro Preto é um dos principais impulsionadores da moda mineira, onde se concentra as principais empresas de fornecimento de aviamentos e tecidos por atacado. “Movimenta toda a região tanto antes quanto depois, principalmente, com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do projeto Minas ao Luar. O evento vem tomando proporções ainda maiores a cada edição. Há um faturamento muito significativo para todos os segmentos”.
O Barro Preto Fashion Day mobiliza ainda toda uma cadeia produtiva, gerando emprego e renda. “Desde as empresas que produzem, comércios que os vendem e consumidores que saciam seus desejos. Além disso, há a produção do desfile, como maquiadores, produtores de moda, modelos profissionais, fotógrafos, produtores de vídeos e outros. Cerca de 2 mil pessoas, entre compradores de pronta entrega, revendedores, atacado e varejo, além dos nossos moradores e colaboradores são esperados”, diz.
O evento também sofreu os efeitos da crise sanitária em 2020 e 2021, mas nunca deixou de ser realizado. “Durante a pandemia, fizemos edições virtuais e nos adaptamos ao momento vivido nesses anos. Podemos até dizer que foi uma oportunidade para as empresas que não usavam o mundo digital conhecer e explorar essa forma de venda, alcançando novos mercados e públicos”.
De acordo com o dirigente da Fecomércio-MG, além dessa interação entre empresários de vários segmentos da moda, também é uma oportunidade para que os setores do varejo e atacado conheçam as novas marcas e tendências da estação. “Diante do que será exposto, criaremos uma experiência inesquecível, mantendo o Barro Preto na cabeça de todos como a maior referência de moda em Minas Gerais”, salienta.
O presidente do Sincateva BH e diretor da Federação destaca ainda que, hoje, o Barro Preto engloba segmentos de todas as áreas. “É por meio dessa diversidade do comércio, que atende os mais diferenciados públicos, que podemos fomentar o progresso e o desenvolvimento econômico do bairro. Por isso, promover ações como essa, que une moda, gastronomia, cultura e entretenimento, é a melhor estratégia para uma retomada das atividades e dos fluxos de compra da região”, conclui.