Movimento político
Não foi desmentida a informação segundo a qual o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) seria candidato ao Governo de Minas, tendo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, como companheiro de chapa. A partir do Carnaval, a crônica política mineira irá dedicar um enorme espaço para difundir o tema relacionado ao pleito de 2026.
Juliano Lopes
Ao ser eleito presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Juliano Lopes (Podemos) disse que não será um dirigente radical contra os interesses do Poder Executivo. Amigos comentam que ele irá priorizar pautas de interesse de seu grupo político, mesmo que tenha de bater de frente com o prefeito. A ver.
BH sem comunicação
Um dos destinos turísticos de negócios, BH sempre teve uma comunicação social proativa. Agora, a Prefeitura de Belo Horizonte mandou extinguir a assessoria de imprensa, repassando as atividades referentes ao tema para a burocracia da chefia de gabinete. Um fato inédito e de desprestígio para o jornalismo.
Poderosos e a PBH
Nos quase vazios corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), propala-se uma maldosa informação. Segundo fontes, os dois nomes mais influentes junto à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) são o empresário Rubens Menin e o ex-governador e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia. Ufa.
Política estadual
Nas conversas políticas de final de ano, o nome do ex-prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), continua sendo mencionado para disputar o Senado em 2026.
Informações de Brasília
Por enquanto, o futuro político do ainda presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), continua incerto, mas pessoas próximas garantem que existe uma chance real de ele ser indicado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Polícia sucateada
Lideranças de entidades representativas da Polícia Civil continuam levando ao conhecimento dos parlamentares estaduais mineiros sobre o verdadeiro sucateamento da instituição. Faltam veículos, pessoal e infraestrutura da informática.
Zema em Araxá
Enquanto as chuvas torrenciais faziam estragos nas encostas dos municípios da Região Metropolitana de BH, o governador Romeu Zema (Novo) aproveitou para um merecido descanso em sua cidade, Araxá. A população local adorou ter o chefe do Executivo estadual passando alguns dias por lá.
Marília Campos
A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), caso queira efetivamente ser uma política majoritária no próximo pleito, terá de se embrenhar por rumos diferentes até o final de 2026. Por exemplo, visitando colegas no interior, ampliando a comunicação social e se tornando uma pessoa pública de tentáculos abrangentes.
Pontos de alagamento
Na semana passada, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros constataram a existência de 151 pontos de alagamento em Contagem, o que tem causado desassossego e prejuízo à população local.
Transporte coletivo
Os empresários das empresas de ônibus da capital também são proprietários das firmas que atuam na Grande BH. Quando os veículos estão desgastados, eles os transferem para atender aos passageiros de outros municípios. No entanto, a falta de manutenção pode causar desastres, inclusive com vítimas fatais.
Sem anistia
Em bate-papo na TV Cultura, o empresário Emerson Kapaz se posicionou completamente contra a possibilidade de concessão de anistia para as pessoas envolvidas nos atos do 8 de janeiro de 2023.
Globo de Ouro
Em Brasília, comentários ouvidos perante os jornalistas da crônica política. “A premiação da atriz Fernanda Torres com o Globo de Ouro, nos Estados Unidos, significa dizer que a democracia ainda está aqui no Brasil”.
Os Três Poderes
“Ao contrário do que imaginavam os opositores ao governo federal, as manifestações para marcar os dois anos de invasão da Praça dos Três Poderes, por parte de bolsonaristas, não foi um ato isolado do Executivo federal. Basta ver o envolvimento do Congresso, especialmente do Supremo Tribunal Federal”. Opinião da jornalista Flávia Oliveira.
São Paulo campeão
O Estado de São Paulo figura em primeiro lugar quando o assunto é o número de pessoas resgatadas pelo Ministério do Trabalho em situação análoga à escravidão.