A temporada do futebol ainda nem acabou, mas os dirigentes das federações e confederações já estão organizando o calendário para o próximo ano, porque um bom planejamento é tudo. Além do mais, é necessário correr atrás de patrocinadores para tantos eventos. Isso leva tempo e muita negociação.
Em 2025, vamos ter uma baita novidade. O Mundial de Clubes, organizado pela FIFA, vai acontecer de 15 de junho até 13 de julho nos Estados Unidos. Vão participar 32 times de vários países. Do Brasil, estarão presentes Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o futuro campeão da Libertadores: Botafogo ou Atlético.
A FIFA sonha em arrecadar 4 bilhões de dólares com o evento. Especialistas acreditam que vai conseguir no máximo a metade. A premiação para os clubes ainda não está bem definida. De qualquer forma, será uma grana considerável. Com o Mundial de Clubes, o calendário do futebol no Brasil será ainda mais arrochado.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se reuniu com as federações estaduais e está propondo o seguinte: campeonatos estaduais iniciando no começo de janeiro, ocupando 16 datas. Em Minas, com 12 times no Módulo I. O Brasileirão começará em março, contando com 20 times cada nas séries A, B e C, turno, returno e pontos corridos. Normalmente, a série D tem mais times e um formato diferente.
A Copa do Brasil, o maior torneio de integração do país e muito democrático, teria 92 participantes. Campeões e vices estaduais, classificados via Brasileirão B, C e D, classificados via Conmebol e por aí afora. Verdade é que a maioria cai fora logo no início da caminhada, mas é uma competição muito interessante. No mínimo, ficamos sabendo de lugares pouco ou nada divulgados pela mídia. Eu já fui em cada cidade que nem sabia que existia para transmitir jogos da Copa do Brasil. É um outro mundo.
No meio da farofa ainda tem os eventos internacionais promovidos pela Conmebol. A Copa Libertadores oferece 48 vagas, sendo 28 diretas para a fase de grupos. O início será em 5 de fevereiro e com término previsto para 29 de novembro. A Copa Sul-Americana vai reunir 56 times da América do Sul, sendo 44 em fases classificatórias e 12 na fase de grupos.
Muito bem. Pensou que acabou? Nada, pois no dia 2 de fevereiro rola a Supercopa do Brasil. Será na Arena Mangueirão, em Belém do Pará. O Flamengo, campeão da Copa do Brasil, joga contra o Campeão do Brasileirão série A de 2024.
Durante os 30 dias de paralisação do futebol devido aos jogos do Mundial de Clubes, os times podem fazer pré-temporada, excursões, entre outros. As férias dos jogadores e comissões técnicas poderão ser divididas em duas partes. Após o Brasileirão 2024 até o início de janeiro e mais 15 dias durante a disputa do Mundial de Clubes, cada time decide o que é melhor.
Evidente que esta proposta de calendário ainda está sendo analisada pelos dirigentes e ajustes devem ser feitos, especialmente em regiões onde a maioria dos times só disputa o estadual. Entretanto, pela matemática dos números, é quase impossível alterar muito. Fato é que os clubes, sobretudo os maiores, vão ter que bancar elencos maiores e mais qualificados para dar conta de tantas disputas. Quem não planejar a montagem com pelo menos três bons jogadores em cada posição vai sofrer. A base vai precisar de gente altamente capacitada para descobrir e preparar talentos que possam entrar no time principal e resolver os problemas.
Enfim, a temporada 2025 será recheada de emoções. Vamos ter jogo todo dia. Para quem ama futebol será uma maravilha. Haverá cobertura dos eventos no rádio, na TV, nas redes sociais e nos impressos. Quem tem uma graninha a mais dá para ir ao estádio torcer ao vivo pelo menos umas duas vezes por semana.
Enquanto esperamos o novo calendário, o negócio é aproveitar o que temos de momento. Todo mundo viu que o Flamengo pegou o Galo de jeito no Rio e em BH, venceu as duas e faturou a Copa do Brasil. No dia 30 de novembro, o Atlético enfrenta o Botafogo em Buenos Aires, defendendo o título da Copa Libertadores. Antes, dia 23 de novembro, o Cruzeiro joga contra o Racing (Argentina) em busca do título da Copa Sul-Americana.
Resta também alguns jogos para Cruzeiro e Atlético no Brasileirão série A. Os dois se arrastam na competição. Precisam firmar o pé para arrumar um bom lugar no próximo ano. O América fez uma campanha horrorosa, perdeu tudo que disputou e vai continuar na série B. Novidade boa mesmo é a superação do Athletic de São João del-Rei. O caçula está impossível, subiu os degraus com categoria e vai participar da série B de 2025. De momento é só. Vamos correr, pois o relógio não para e o calendário dispara.